Sustentabilidade

Um novo modelo de sustentabilidade e qualidade

O conceito de sustentabilidade abrange alguns pilares: econômico,social, ambiental, culturalpolíticoterritorial/espacial. No Recanto Maestro, adota-se a visão do ser humano como promotor da sustentabilidade em todos estes aspectos.

A gestão sustentável  do distrito Recanto Maestro envolve a atuação nas dimensões administrativa, ecobiológica,educacionalpolítica e empresarial. Promove-se um novo modo de relação entre os indivíduos e o  potencial do local, o que proporciona a valorização do lugar. Há mais de vinte anos, tem praticado ações de  recuperação de áreas rurais, as quais foram abandonadas pelos antigos proprietários. Na gestão deste local, não basta ver o  ambiente  isolado,  mas  sim  a  sua  relação  com  o  fator  humano

A  concepção  inerente  à compreensão  de  ecobiologia  é  a  relação  crescimento  e  reforço  mútuo  entre  ser  humano  e ambiente, sendo que um reforça o outro. O ponto central da sustentabilidade é o ser humano, pois é ele quem preserva o meio ambiente, faz economia e é o ente social e cultural. É nele que reside o papel fundamental do  desenvolvimento sustentável. Por isso, torna-se essencial a formação do capital humano, pois é justamente a mudança da consciência em prol do desenvolvimento a tarefa mais árdua de qualquer organização, seja esta pública ou privada. É essencial, portanto, a formação da mentalidade sustentável do capital humano.

Todos os negócios geridos no Recanto Maestro seguem princípios sustentáveis do distrito, devendo envolver diversos atores da sociedade. Na imagem abaixo, pode-se visualizar a figura que ilustra o modelo de sustentabilidade aplicado no Recanto Maestro.

Ecobiologia

Ao se falar em sustentabilidade no Recanto Maestro, não se pode deixar de lado o conceito de ecobiologia, que é a base comum em todos os projetos que a Associação Internacional de Ontopsicologiadesenvolve ao redor do mundo. Ecobiologia: eco - casa, ambiente; biologia - conhecimento da vida orgânica.

Em termos conceituais, ecobiologia significa concreta e funcional simbiose entre os seres humanos e o ambiente. 

Na relação e interação humana com o ambiente, é possível que o indivíduo obtenha um acréscimo com os benefícios naturísticos, desde que  essa  relação seja efetuada de modo criativo e produtivo. Desse modo, também é possível que o homem promova um acréscimo de valor ao meio em que vive, desenvolvendo-o e valorizando-o qualitativa e quantitativamente.

Na prática, a aplicação deste conceito pela escola ontopsicológica fez nascer centros ecobiológicos no Brasil assim como na RússiaItália Ucrânia e Letônia. Recanto Maestro foi projetada como um espaço dedicada e em proporção à realidade humana.

Projeto OIKOS

Projeto Oikos nasceu da iniciativa dos alunos do curso de MBA Business Intuition e da graduação da Antonio Meneghetti Faculdade, localizada no Recanto Maestro. Desenvolve-se, procurando estimular a formação de homens responsáveis por ações ambientais, éticas e de respeito à natureza, resgatando e promovendo os valores humanistas para uma dialética de estética e inteligência com o nosso planeta.

Lançado em 2008, o Projeto OIKOS trouxe ações que inovaram o cotidiano do distrito e do município em que a Antonio Meneghetti Faculdade está sediada. Foi iniciada, por exemplo, acoleta seletiva de material inorgânico e a reciclagem deste. Em dois anos de projeto, já foram encaminhados 900 kg de material inorgânico às cooperativas de reciclagem. O OIKOS implantou também a arrecadação e encaminhamento de pilhas e baterias usadas para reprocessamento e reciclagem. Desde o início do Projeto, foram 443 kg de pilhas e baterias coletadas. São desenvolvidas ainda iniciativas de plantio de árvores para auxiliar na estabilidade do solo, qualidade de vida dos habitantes da região, e preservação das espécies nativas raras.

Outra ação da equipe do Projeto é o estímulo ao uso dearquitetura sustentável nas construções locais, privilegiando a captação de água das chuvas como parte dos  sistemas de abastecimento das casas e edificações empresariais do distrito, o aproveitamento da luz solar e a refrigeração natural das casas.  As empresas instaladas na região são orientadas à sustentabilidade, para que se estruturem elas próprias a fazerem o tratamento de seus dejetos sem qualquer tipo de emissão de resíduos no ambiente. A manutenção da biodiversidade é fortalecida com a contratação de uma equipe de técnicos especialistas em meio ambiente (biólogos e geólogos) para ampliar o projeto de reflorestamento. Eles verificaram quais são as árvores nativas da região para posterior aquisição das mudas que serão plantadas no distrito. Por fim, o desenvolvimento sustentável local é estimulado por meio de parcerias com instituições representativas regionais para que as ações sejam sempre alinhadas, fazendo eventos que envolvam a comunidade e indo até as escolas para trabalhar o tema da sustentabilidade com as crianças.

UM POUCO DE HISTÓRIA - Durante a 1ª Semana Acadêmica da AMF, o Projeto OIKOS nasceu de uma idéia da aluna de pós-graduação da instituição Nádia Souza, que é também empresária. O que era um projeto de pesquisa se transformou em realidade quando os alunos de graduação da AMF o colocaram em prática por meio de um projeto de sustentabilidade desenvolvido no Distrito Recanto Maestro.

Diversas pesquisas acadêmicas foram efetuadas na Faculdade para ampliar e qualificar o projeto OIKOS, que ganhou força quando apresentado em encontro brasileiro organizado pela AMF no Conselho Econômico, Social e Ambiental da França, em dezembro de 2010. Este evento reuniu especialistas internacionais para conhecerem uma série de projetos do Brasilque são modelos de sustentabilidade em conformidade com osObjetivos de Desenvolvimento do Milênio lançados pela Organização das Nações Unidas.

Confira notícia divulgada no site de notícias sobre os Objetivos do Milênio, o Portal ODM, sobre o Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade 2011, categoria Academia/Aluno recebido pelo Projeto OIKOS.