Notícias e Eventos - Recanto Maestro - sustentabilidade e ontopsicologia
Notícias e Eventos - Recanto Maestro - sustentabilidade e ontopsicologia
 
  Documentário “Cultura & Educação: uma nova pedagogia para a sociedade futura” é lançado em novembro  

10/11/2015 - Documentário “Cultura & Educação: uma nova pedagogia para a sociedade futura” é lançado em novembro

O média-metragem que chega, neste mês, ao circuito nacional de cinema é uma produção da Associação Brasileira de Ontopsicologia e tem o apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

Com 51 minutos de duração, o documentário propõe princípios norteadores para o trabalho dos educadores do século XXI e baseia-se na teoria e prática da pedagogia ontopsicológica, a qual é aplicada no Brasil em diferentes projetos educacionais e sociais voltados a crianças e jovens. Seu lançamento é acompanhado de uma cartilha traduzida para diferentes idiomas. A ideia é distribuir gratuitamente o filme e a publicação, principalmente, para escolas, projetos sociais, bibliotecas, universidades, órgãos públicos e privados voltados à educação.

O filme traz entrevistas com educadores, intelectuais, empresários, gestores de diferentes ONGs e projetos sociais, além de jovens que fazem parte dessas iniciativas. Entre os temas abordados estão um histórico do pensamento acerca da Educação ao longo dos séculos; princípios sugeridos para a refundação da Pedagogia; a biografia como educador do Acad. Prof. Antonio Meneghetti (1936-2013) e a pedagogia ontopsicológica por ele proposta e hoje amplamente utilizada no país e no exterior. Entre os pontos por essa proposta estão, por exemplo, um repensar sobre o ambiente de origem e crescimento dos jovens, atenção à socialidade e ao contato naturístico, incentivo à busca pela autonomia e a uma educação para a moral ôntica.  

Diversos trechos de falas e palestras do Acad. Prof. Antonio Meneghetti foram utilizadas no filme, entre eles as duas célebres falas do pensador na UNESCO em 2006 e 2007. É dele, a exemplo, a provocação que norteia todo o roteiro do documentário: “Existe um ponto fundamental que interessa a todos: a nossa juventude para onde está caminhando hoje? Qual potencial possui? E o que estamos fazendo para os nossos melhores jovens?”. A produção traz exemplos de práticas para a formação do jovem, de projetos voltados à arte e cultura como ferramentas educadoras.

Entre os princípios propostos pelos entrevistados para nortear a educação e a cultura do novo milênio estão: o princípio do “ser, saber e fazer”; a atuação do jovem com responsabilidade; a busca pela autoconstrução e pela identidade; a formação de um homem líder. São elementos que, segundo o Acad. Prof. Antonio Meneghetti, já são buscados naturalmente pelas crianças e jovens no seu crescimento: “A característica de toda criança é esta: capacidade, autonomia de pessoa e amor, vontade de ajudar, de dar, de ser, isto é, de ser alguém de modo superior, para ajudar, por amor, por necessidade de vida. Capacidade em si mesmo e vontade de dar, de saber dar. Nenhuma criança quer ser pequena, todos querem mais, como a vida é mais”, diz em passagem mostrada no filme.

Nas palavras do Prof. Dr. Alécio Vidor, filósofo brasileiro e um dos entrevistados da produção nacional, a força interior do jovem precisa ser respeitada em seu desenvolvimento. “Como a flor se manifesta? Ela desabrocha a partir de uma força interna. Como a fruta começa a se formar? Desabrocha por uma força interna que é comunicada pela árvore. Então, este é o modo que existe em toda a natureza e é a maneira que precisa ser respeitada e seguida pra poder educar, conduzindo a criança a compreender sempre melhor a própria identidade”, diz.

Seguindo a proposta de atuar com jovens, o documentário foi todo realizado em um núcleo de produção localizado no interior do Rio Grade do Sul, na chamada região da Quarta Colônia de Imigração desse estado, com a contribuição de jovens estudantes da Antonio Meneghetti Faculdade e colaboradores da Associação Brasileira de Ontopsicologia. Por meio dessa produção foi possível, portanto, fomentar a produção audiovisual e o desenvolvimento de profissionais para esse campo fora dos grandes centros culturais do país.

Após o lançamento no dia 13 de novembro no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro (São João do Polêsine-RS), o filme está sendo distribuído gratuitamente. Mais informações, pelo e-mail abo@ontopsicolgoia.org.br

 
VEJA MAIS FOTOS
 
 
 

08/10/2015 - Comunicado - Adiamento Seminário - Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: Protagonismo Responsável

COMUNICADO – ADIAMENTO SEMINÁRIO

 

Comunicamos o adiamento do Seminário “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: Protagonismo Responsável” que seria realizado pela Fundação Antonio Meneghetti neste sábado, dia 10, a partir das 9h30. O mesmo adiamento se dará para o concerto de Yamandu Costa e a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro o qual ocorreria no sábado, às 19h30, como parte integrante deste evento. O motivo do adiamento é o bloqueio de boa parte das estradas que levam ao local do evento por ocasião das fortes chuvas ocorridas na madrugada desta quinta-feira. Respeitando a dificuldade de deslocamento do público e dos palestrantes e artistas, a organização decidiu, por força maior, adiar o evento até uma data futura, ainda a ser agendada, no ano de 2015.

 

Fundação Antonio Meneghetti 

 
 
 
  Grandes nomes confirmam presença no Seminário “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: Protagonismo Responsável”, promovido pela Fundação Antonio Meneghetti  

30/09/2015 - Grandes nomes confirmam presença no Seminário “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: Protagonismo Responsável”, promovido pela Fundação Antonio Meneghetti

Gestores de projetos musicais sociais, educadores destaque no cenário nacional, empresários que preocupam-se com a formação de jovens cidadãos para um Brasil do futuro. Esse é o hall de expoentes personalidades que a Fundação Antonio Meneghetti trará para o Seminário Internacional “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: Protagonismo Responsável”, no dia 10 de outubro, no auditório da Antonio Meneghetti Faculdade, a partir das 9h30. O mesmo será realizado como atividade preparatória para o II Congresso Internacional “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: Protagonismo Responsável”, agendado para outubro de 2016.

A palestra de abertura do Seminário, às 10h, será feita pelo presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Antonio Meneghetti, Prof. Dr. Alécio Vidor, e trará o tema “O protagonismo responsável na ótica da ciência ontopsicológica”.  Para falar na mesa-redonda com o tema “A música como instrumento de formação do jovem protagonista responsável”, às 11h, estarão presentes o Diretor Artístico do Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa (Rio de Janeiro), Vantoil de Souza; o Maestro da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul (Porto Alegre), Telmo Jaconi e o Coordenador da Orquestra Jovem Recanto Maestro, Michael Penna. A mediação fica por conta do Diretor Geral da Orquestra Jovem Recanto Maestro, Claudio Carrara, que é também professor da Antonio Meneghetti Faculdade e vice-presidente do Grupo Meta.

No painel sobre o tema “Como educar de modo concreto e efetivo para o protagonismo responsável”, às 14h, falarão o Comandante Diretor de Ensino do Colégio Militar de Porto Alegre, Comandante Genessi Sá Junior; a Coordenadora Pedagógica do Grupo OPET (Curitiba, PR), Santina Brandalize; a Secretária Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de São João do Polêsine, Maria Claci Bortolotto e a Diretora da Antonio Meneghetti Faculdade, Helena Biasotto. A mediação fica aos cuidados do professor da Antonio Meneghetti Faculdade, membro do Conselho Deliberativo da Fundação Antonio Meneghetti, Wesley Lacerda, que é também vice-presidente do Grupo Meta.

A mesa-redonda “Exemplos práticos de protagonismo responsável na educação pelo trabalho” terá a participação de empresários com atuação internacional e está agendada para as 15h. Às 16h, será lançado o documentário “Educação & Cultura”, média-metragem realizado com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, tendo como tema as relações entre pedagogia ontopsicológica, educação para a responsabilidade, cultura, formação de jovens para o protagonismo responsável e exemplos de sucesso de todo o Brasil. A produção do filme é da Associação Brasileira de Ontopsicologia e ele está sendo todo produzido por uma equipe de jovens atuantes no Recanto Maestro, fomentando o desenvolvimento de uma equipe de produção audiovisual na região.

A programação do dia será encerrada por um grande concerto com a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro sob a regência do Maestro Antonio Borges-Cunha e com a participação do violonista Yamandu Costa. O espetáculo será a estreia mundial de concerto para violão e orquestra do compositor brasileiro Vagner Cunha.

As inscrições para o Seminário Internacional “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: Protagonismo Responsável” custam R$ 20,00 e será emitido certificado para os participantes de 10 horas de atividades. Estudantes, professores universitários, além de pessoas de terceira idade – mediante comprovação – pagam meia-entrada. Inscrições pelo site www.fundacaoantoniomeneghetti.org.br.

Informações pelos fones: 55 30337285 ou pelo e-mail pedagogia@fundacaoam.org.br

 

Saiba mais

Nas palavras do filósofo gaúcho, Alécio Vidor, presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Antonio Meneghetti e palestrante confirmado do Seminário, a ideia central do evento é falar da formação educacional que prepare pessoas responsáveis por projetar as inúmeras funções de trabalho para o sucesso e o êxito de uma obra. “Protagonista responsável é aquele que sabe, na relação humana, estabelecer a ordem de funções para cultivar o crescimento das pessoas sem impedir a autonomia pessoal. Considera-se que os iniciadores desse protagonismo responsável foram os humanistas ainda no período do Renascimento. A ideia seria salvaguardar o valor humano, apontando uma diretiva para a educação”, diz.

A promoção do evento é da Fundação Antonio Meneghetti, com o apoio da Antonio Meneghetti Faculdade, Prefeitura Municipal de São João do Polêsine, Associação Brasileira de Ontopsicologia, Antonio Meneghetti Faculdade, Associação OntoArte e Associação de Moradores Recanto Maestro e revista Performance Líder. 

 
 
 
  Seminário “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: protagonismo responsável” reunirá autoridades na área de educação e projetos no Recanto Maestro  

14/09/2015 - Seminário “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: protagonismo responsável” reunirá autoridades na área de educação e projetos no Recanto Maestro

A Fundação Antonio Meneghetti promove, no dia 10 de outubro (sábado), o Seminário “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: Protagonismo Responsável”, no campus da Antonio Meneghetti Faculdade (localizado entre São João do Polêsine e Restinga Seca, a cerca de 30 km de Santa Maria). O encontro faz parte do calendário preparatório para o II Congresso “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: Protagonismo Responsável”, evento bianual cuja próxima edição será realizada em outubro de 2016.  A ideia do encontro deste ano é reunir profissionais de destaque para discutirem o significado do protagonismo responsável – tema chave para o Congresso do ano que vem.

A programação do Seminário inicia às 9h30. O tema central, “protagonismo responsável”, será abordado em mesas redondas nos âmbitos artístico, educacional e de negócios. Entre os convidados estão representantes de orquestras jovens de todo o país, de programas educacionais voltados ao desenvolvimento do protagonismo dos jovens e de empresários com atuação voltada a projetos sociais para o desenvolvimento do protagonismo cidadão. Ao final do dia, um grande concerto celebrará a programação: o violonista Yamandu Costa e a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro sob a regência do Maestro Antonio Borges-Cunha apresentam a estreia mundial de concerto para violão e orquestra do compositor brasileiro Vagner Cunha.

Nas palavras do filósofo gaúcho, Alécio Vidor, presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Antonio Meneghetti e palestrante confirmado do Seminário “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: Protagonismo Responsável”, a ideia central do evento é falar da formação educacional que prepare pessoas responsáveis por projetar as inúmeras funções de trabalho para o sucesso e o êxito de uma obra. “Protagonista responsável é aquele que sabe, na relação humana, estabelecer a ordem de funções para cultivar o crescimento das pessoas sem impedir a autonomia pessoal. Considera-se que os iniciadores desse protagonismo responsável foram os humanistas ainda no período do Renascimento. A ideia seria salvaguardar o valor humano, apontando uma diretiva para a educação.”

A promoção do evento é da Fundação Antonio Meneghetti, com o apoio da Antonio Meneghetti Faculdade, Associação Brasileira de Ontopsicologia, Antonio Meneghetti Faculdade, Associação OntoArte e Associação de Moradores Recanto Maestro e revista Performance Líder.

As inscrições para o Seminário “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: Protagonismo Responsável” e para o concerto custam R$ 20,00 e será emitido certificado para os participantes de 10 horas de atividades. Informações pelo e-mail pedagogia@fundacaoam.org.br ou pelo fone (55) 3033-7285. 

Saiba mais – Em 2014, a Fundação Antonio Meneghetti promoveu o I Congresso “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura” com a presença de 1,3 mil pessoas. Entre os palestrantes estiveram Içami Tiba, Pedro Demo, representantes da Fundação Lemann, Instituto Gol de Letra, Fundação Bradesco, Projeto Guri, Escola SESC de Ensino Médio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Estatal de São Petersburgo, Associação Brasileira de Ontopsicologia, Fundação Antonio Meneghetti e o empresário Lindolfo Martin, da Multicoisas.

As oficinas ministradas auxiliaram a capacitação de professoras do Ensino Fundamental e Médio de todo o Rio Grande do Sul. O Congresso foi ainda o momento de revelação dos ganhadores do I Concurso Cultural “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura”, o qual premiou (com prêmios em dinheiro) 12 projetos educacionais de todo o país em diferentes categorias. Para a segunda edição do Congresso, a ser realizada em 2016, a expectativa é ampliar o número de participantes e realizar uma segunda edição do concurso, cujas inscrições estarão abertas de 1 de janeiro a 31 de julho de 2016 e terá como tema projetos educacionais focados no protagonismo responsável. Mais informações pelo e-mail pedagogia@fundacaoam.org.br ou pelo fone 55 3033-7285.

 
 
 

16/04/2015 - Fundação Antonio Meneghetti recebe estudantes por meio do Programa A União Faz a Vida da Fundação Sicredi – Sicredi Região Centro

A Fundação Antonio Meneghetti recebeu duas vezes o projeto de expedição investigativa promovido pela Fundação Sicredi – Programa A União Faz a Vida – Sicredi Região Centro nos meses de março e abril. A primeira visita foi de estudantes do nono ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ana Löbler, de Caemborá Nova Palma. Eles vieram acompanhados por uma equipe composta por colaboradores, professores e diretora da E.E.E.F. Ana Löbler. A segunda visita, realizada no dia 15 de abril, foi por 44 estudantes de primeiro a quinto ano da E.M.E.F La Salle, localizada na Vila São Lucas, em São João do Polêsine.

Como parte da visita, os estudantes conheceram a Antonio Meneghetti Faculdade, a Galeria “La OntoArte dell’Maestro Antonio Meneghetti” e caminharam pelo Recanto Maestro. Na Galeria, puderam ouvir uma explicação sobre as obras do artista Antonio Meneghetti e também experimentar-se como artistas, fazendo desenhos e pinturas. A recepção aos estudantes foi realizada pela Secretária Executiva da Fundação Antonio Meneghetti, Bruna Dallepiane, o executivo da Galeria OntoArte, Bruno Fernandes e a equipe dessas entidades.

Os estudantes fizeram a visita como parte do projeto da Fundação Sicredi no qual, entre outros, estudam a Linguagem, Interpretação e Estética. Segundo a Diretora Paula Savegnago Rossato, da E.E.E.F. Ana Löbler, os alunos gostaram muito da expedição. “Foi uma experiência nova e bem diferente da nossa realidade. Os alunos ficaram encantados com a Faculdade e, na Galeria, o que se comentou foi a versatilidade de obras do Professor Meneghetti e a complexidade dessas, principalmente, a dos quadros”.

Para a Coordenadora Local do Programa “A União Faz a Vida” em São João do Polêsine, Ledi Maria Foletto Sartori, a visita serviu como inspiração de cooperação e cidadania para os jovens. “O Recanto Maestro é um local que inspira o desenvolvimento de valores e pode levar ao interesse dos alunos em um futuro melhor”.

Saiba mais - O Programa Nacional “A União Faz a Vida”, que completa 20 anos em 2015, é desenvolvido pela Fundação Sicredi em diversas instituições de ensino e trabalha com a finalidade de contribuir para a formação de valores das crianças e adolescentes. O objetivo é construir e proporcionar aos estudantes a vivência de valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, e proporcionar maior aproximação entre escola e comunidade. O Programa atende, atualmente, 165 municípios, entre os três estados da região Sul mais os estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, envolvendo 1018 escolas, 14.619 educadores e 175.814 crianças e adolescentes.

A Fundação Antonio Meneghettiestá de portas abertas para receber estudantes e escolas interessadas em visitar o Recanto Maestro. Para agendar uma visita, basta fazer contato pelo e-mail contato@fundacaoantoniomeneghetti.org.br.

 
 
 

09/04/2015 - Associação OntoArte promove curso sobre estética e história da arte

A Associação OntoArte realizou, nos dias 03 a 05 de abril, o primeiro módulo do curso “O Bello na Arte e OntoArte”, no Recanto Maestro. Mais de vinte participantes de diferentes estados compareceram em pleno final de semana para desfrutar de lições sobre temas como estética, o conceito de beleza ao longo dos séculos, história da arte e como apreciar uma obra de arte. As aulas contaram com a participação do Prof. Dr. Eduardo Afonso, especializado em História e docente com ampla atuação em diferentes instituições de ensino do Brasil e exterior, e da Prof.a. Msc. Carolina Miranda, especializada em Educação e Arte.

Além das aulas, o curso contou com a realização de uma programação paralela de concertos e de alta gastronomia. Foram desfrutados também momentos em meio a ampla natureza do Recanto Maestro, além de uma visita à Galeria “La OntoArte Dell’Maestro Antonio Meneghetti”, localizada no Recanto Maestro. Ao final, os estudantes tiveram a oportunidade de assistir a uma conferência gravada em vídeo com o Acad. Prof. Antonio Meneghetti (1936 – 2013) falando sobre Arte e a OntoArte – esse último sendo um movimento artístico por ele iniciado.

O curso continuará agora com um módulo em São Paulo, nos dias 1 a 3 de maio, que já está com inscrições abertas pelo e-maileventos@ontoarte.org.br ou pelo fone (55) 9635-3752. A última parte do curso será realizada em um módulo internacional de viagem à Rússia com diversas visitas a grandes pontos da história da arte desse país. Interessados em participar podem cursar um módulo individual ou optar por mais de um módulo. 

 
 
 

31/03/2015 - AMF realiza aula inaugural do Bacharelado em Ontopsicologia

No dia 25 de março, um momento histórico tomou conta do auditório da Antonio Meneghetti Faculdade com a realização da aula inaugural do Bacharelado em Ontopsicologia, novo curso de graduação da instituição. A cerimônia solene foi realizada com a presença dos estudantes da primeira turma dessa graduação, do corpo docente de  excelência que ministrará as disciplinas, do corpo de colaboradores da AMF, de autoridades políticas e de representantes da comunidade.

Nas palavras do presidente da Fundação Antonio Meneghetti, Prof. Dr. Alécio Vidor - responsável por, ainda na década de 1980, convidar o Acad. Prof. Antonio Meneghetti a apresentar no Brasil a ciência ontopsicológica - o curso de Bacharelado em Ontopsicologia abre uma nova oportunidade aos estudantes do ensino superior do país e do mundo. “Se trata de começar a dar informações da importância dessa ciência que dá a base para poder ler todas as linguagens da inteligência da alma”, explicou o professor.

Também realizaram pronunciamento na ocasião a Diretora da AMF, Prof. Helena Biasotto. A cerimônia foi conduzida pela Coordenadora do Bacharelado em Ontopsicologia, Prof. Dr.a. Patrícia Wazlawick. Após os pronunciamentos, o público assistiu a um vídeo em que o Acad. Prof. Antonio Meneghetti (1936 – 2013) explicou os objetivos dessa nova graduação da AMF, cujo projeto foi desenhado sob sua supervisão. Ao final da cerimônia, a turma de calouros do Bacharelado foi aplaudida com emoção pela platéia presente no auditório da AMF.

Na sequência da aula inaugural, os estudantes viveram suas primeiras aula, tendo lições com professores de diferentes nacionalidades: brasileira, italiana e chilena. Tal diversidade demonstra a característica internacional que deverá marcar todo o percurso acadêmico dos discentes.

Sobre o Bacharelado em Ontopsicologia - Em 30 de setembro de 2014, o Ministério da Educação autorizou o curso de Bacharelado em Ontopsicologia na Antonio Meneghetti Faculdade (Portaria nº 563). No centro dos estudos desse curso, está a Ontopsicologia, uma ciência interdisciplinar, que posiciona a própria metodologia a serviço, à disposição da Medicina, da Filosofia, da Economia, da Administração, do Direito, da Tecnologia, da Arte, e a tudo o que diz respeito à criatividade inventiva do homem em relação ao próprio mundo e à própria sociedade.

O Bacharelado tem como objetivo formar o técnico de verificação do nexo ontológico, pessoa dotada de racionalidade capaz de obter reversibilidade entre conhecimento da causa e diretividade sobre o resultado, sendo uma formação sólida para atuar de modo prático com maior eficiência em sua ação profissional e social. Para o aluno, é oferecida uma formação teórico-prática que coloca a inteligência do aluno em conexão com as causas das situações, da vida e dos efeitos que operam dentro do homem, da natureza e da sociedade. É uma formação que prepara o bacharel para ser solução, primeiro como pessoa responsável pela sua vida, e, posteriormente, inteligência resolutória em outras áreas de atuação.

 Mais informações, pelo e-mail: ontopsicologia@faculdadeam.edu.br 

 
 
 

13/03/2015 - Correios homenageia o patrono da Fundação Antonio Meneghetti, Acad. Prof. Antonio Meneghetti
Na noite de 09 de março (segunda-feira), foi realizado, na Antonio Meneghetti Faculdade, uma cerimônia para lançamento do selo personalizado e carimbo comemorativo em homenagem ao Acad. Prof. Antonio Meneghetti. O reconhecimento foi realizado pelos Correios. Conforme ofício recebido no dia 21 de outubro de 2014 pela Fundação Antonio Meneghetti, a homenagem se deu pela importância dessa personalidade para a região e o Brasil.

Confira um trecho do ofício recebido pela Fundação Antonio Meneghetti dos Correios: “Tendo em vista a importância do Professor Antonio Meneghetti no desenvolvimento social e cultural da Quarta Colônia, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos tem interesse em prestar uma homenagem à esta referência na formação de jovens em nossa sociedade, através da confecção de um Carimbo comemorativo e Selos personalizados, em sua homenagem”.  A data escolhida pela Fundação Antonio Meneghetti para realização da cerimônia foi o 9 de março, pois é também o dia em que se homenageia o aniversário de nascimento do Acad. Prof. Antonio Meneghetti.

O evento foi realizado para uma platéia lotado do auditório de mais de quinhentos lugares da AMF. Os selos que compuseram a homenagem foram todos inspirados em quadros pintados pelo Acad. Prof. Antonio Meneghetti e que hoje estão expostos à visitação pública no Recanto Maestro. Um dos selos homenageia também a logomarca da Fundação Antonio Meneghetti.

Autoridades participaram ativamente da cerimônia - Compuseram a mesa solene as seguintes autoridades: o assessor especial do Gabinete do Governador representando o Governador do Estado do RS, Roberto Fantinel;  o Diretor Regional dos Correios, Jair Batista Antunes; a Prefeita de São João do Polêsine, Valserina Bulegon Gassen; o Presidente da Fundação Antonio Meneghetti, Prof. Dr. Alécio Vidor; a Diretora da Antonio Meneghetti Faculdade,  Helena Biasotto; o Presidente da Associação Brasileira de Ontopsicologia, Ari Foletto e a representante da Fundação Científica Antonio Meneghetti da Rússia, Prof.a. Dr.a. Victoria Dmitrieva.

O Diretor Regional dos Correios, Jair Batista Antunes, foi o responsável por conduzir o ato de lançamento dos selos e as autoridades que compuseram a mesa realizaram a obliteração dos selos. Após, o Diretor dos Correios fez a entrega da réplica do carimbo a parceiros e grandes colaboradores da Fundação Antonio Meneghetti, entre os quais: o empresário Roberto Argenta; o Diretor-Presidente do Conselho Diretor da Fundação Antonio Meneghetti, Almir Foletto; a Prefeita Valserina Gassen; o Promotor de Justiça da Comarca de Restinga Seca, Sandro Loureiro Marones; a Diretora da AMF, Helena Biasotto e o Presidente da ABO, Ari Foletto. Ao final da cerimônia, o Diretor dos Correios entregou um quadro com um dos selos personalizados às seguintes autoridades: o Prefeito de Silveira Martins, Rozimar Bolzan; o Prefeito de Dona Francisca, Saul Reck; o Vice-Prefeito de Formigueiro, Marcelo Motta; a Secretária da Educação de São João do Polêsine, Maria Claci Bortolotto; a Secretária da Educação de Silveira Martins, Susana Dalcol; ao representante da FOIL Ecaterimburgo, Alexey Luft; e ao representante da FOIL Rússia, Yan Tokarev.

Orquestra Jovem Recanto Maestro realizou apresentação - Para fechar a noite com chave de ouro, o público pode assistir a segunda apresentação oficial dos jovens da Orquestra Jovem Recanto Maestro, que há apenas um dois meses, aprenderam os primeiros movimentos nos instrumentos: violino, viola, violoncelo e contrabaixo. O projeto é promovido pela Fundação Antonio Meneghetti em parceria com a Associação OntoArte, a Prefeitura de São João do Polêsine e Antonio Meneghetti Faculdade. A Direção Geral é de Claudio Carrara, a Direção Pedagógica é do Maestro Antonio Carlos Borges-Cunha, a Direção Musical é de Vagner Cunha e a Coordenação Geral é de Michael Penna.

Seguindo a apresentação dos jovens músicos da Orquestra Jovem, foi a vez da Camerata OntoArte apresentar-se com um repertório elaborado exclusivamente para essa ocasião. A Camerata OntoArte Recanto Maestro é conhecida nacionalmente, tendo lançado já dois CDs e realizado uma importante turnê em 2014 com a participação da soprano coloratura brasileira Carla Maffioletti, a qual hoje atua como integrante do ensemble de solistas do  Theatro de Ópera de  Lucerna, na Suíça. Tanto a Orquestra Jovem Recanto Maestro como a Camerata OntoArte Recanto Maestro apresentaram composições de Antonio Meneghetti e outros autores orquestradas por Vagner Cunha.

Mais informações sobre a Fundação Antonio Meneghetti, pelo site www.fundacaoantoniomeneghetti.org.br 

 
 
 

25/09/2014 - Congresso “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura”

O Congresso “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura”, é uma iniciativa da Fundação Antonio Meneghetti e da Antonio Meneghetti Faculdade (AMF), e tem como objetivo reunir estudantes, professores e profissionais de todo o País para debater sobre práticas educacionais de crianças e jovens na atualidade.

O evento será realizado no auditório da AMF durante os dias 17 e 18 de outubro, e contará com a presença de algumas das principais fundações brasileiras, além de acadêmicos, dirigentes de organizações e representantes do governo.

Um evento gratuito e aberto à toda comunidade que, com uma extensa programação de palestras, debates e workshops, pretende reunir cerca de 2.000 pessoas durante os dois dias.

Já no dia 18, haverá a entrega do prêmio do Concurso Cultural do Congresso, uma iniciativa também da Fundação Antonio Meneghetti, que premiará em até R$ 10 mil os ganhadores do concurso.

Confira a programação do Congresso:

17/10:

13h – Inscrições

15h às 18h30

  • Workshop Fundação Lemann
  • Workshop Fundação Antonio Meneghetti – Contribuições da Pedagogia Ontopsicológica
  • Workshop Associação OntoArte – introdução à OntoArte
  • Workshop AMF – O diferencial FOIL na Educação
  • Workshop Fundação Gol de Letra – Oficina de Thouckball
  • Apresentação de Trabalhos Científicos
  • Apresentação dos finalistas do Concurso Cultural “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura”

 

19h às 20h40

  • Cerimônia de Abertura
  • Painel Inaugural
    • Profª. Dra. Liane Hentschke
    • Profª. Dra. Jaqueline Moll
    • Projeto Guri (Sr. José Henrique Rosa de Campos)
    • Apresentação projeto “Amigos do Violão e Percussão”

 

18/10:

09h - Apresentação de Trabalhos Científicos e dos finalistas do Concurso Cultural

10h30 às 13h

  • Painel “O Papel das Fundações na Educação”
    • Fundação Lemann (Tema – Base Nacional Comum da Educação: oportunidades e desafios)
    • Fundação Bradesco (Profª. Eunice Schmidt Schossler)
    • Fundação Gol de Letra (Sr. Sérgio Andrade)
    • Escola SESC de Ensino Médio (Profª. Regina Barbosa)

   Mediação: Profª. Maria Cecília Kotler

14h30 às 18h30

  • Palestra Prof. Dr. Alécio Vidor
  • Apresentação do vídeo “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura” – Acad. Prof. Antonio Meneghetti
  • Apresentação Projeto Orquestra Juvenil Recanto Maestro
  • Palestra Dr. Içami Tiba
  • Palestra Prof. Dr. Pedro Demo
  • Mesa redonda “Educação & Trabalho”
  • Multicoisas (Sr. Lindolfo Martin e Sra. Elza Martin)
  • Prof. Dr. Pedro Demo
  • Univ. Estatal de São Petersburgo | Associação Eslava de Ontopsicologia (Dra. Victoria Dmitrieva)
  • Mediação: Claudio Carrara – Vice-Presidente do Grupo Meta
  • Entrega do prêmio Concurso Cultural “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura”
  • Encerramento

Para mais informações acesse: www.fundacaoantoniomeneghetti.org.br/congresso

 
 
 

20/08/2014 - Prazo ampliado para inscrições no Concurso Cultural da Fundação Antonio Meneghetti
Práticas bem sucedidas de educação serão premiadas com até R$ 10 mil. O prazo de inscrições agora vai até dia 30 de agosto.

A pedidos de pessoas de todo o país, foi prorrogado até 30 de agosto o prazo para as inscrição no Concurso Cultural "Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura", realizado pela Fundação Antonio Meneghetti, sediada no Recanto Maestro. O concurso tem como objetivo valorizar experiências atuais em educação e que tenham obtido resultados de sucesso na formação das seguintes fases de desenvolvimento: pré-natal, primeiros anos de vida, puberdade, adolescência e juventude.

São aceitos trabalhos em formatos de relatos de 5 a 10 páginas que descrevam experiências pedagógicas desenvolvidas no Brasil. Podem participar do concurso, genitores (pais e mães), responsáveis pela educação de jovens familiares (tios, tias, avós, etc.), entidades (escolas, creches, centros do desenvolvimento infantil, universidades etc.), profissionais (pedagogos, professores, médicos, psicólogos, sociólogos, universitários etc.) e pessoas em geral que tenham casos de sucesso para contar.

Serão premiados os 15 melhores trabalhos. O 1° lugar receberá uma premiação no valor de R$ 10.000,00, o  2° lugar o valor de R$ 5.000,00 e  R$ 3.000,00 para o 3° lugar. Cada categoria (pré-natal, primeiros anos de vida, puberdade, adolescência e juventude) terá um premiado em primeiro, um em segundo e um em terceiro lugar. Os ganhadores participam também de um manual de boas práticas e de um filme documentário sobre pedagogia. A premiação será entregue nos dias 17 e 18 de outubro durante o Congresso "Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura", na Antonio Meneghetti Faculdade, e que será aberto à comunidade.

As inscrições no Concurso Cultural podem ser feitas pelo site www.fundacaoantoniomeneghetti.org.br/premio. Ali, pode-se preencher a ficha de inscrição com os dados requisitados e enviar o relato. O regulamento está disponível no mesmo site.

Mais informações pelo e-mail: marketing@recantomaestro.com.br ou telefone (55) 9635-3752.

 
 
 
  Fábrica de cosméticos Lilium Recanto inaugura na Quarta Colônia de Imigração Italiana do RS  

19/08/2014 - Fábrica de cosméticos Lilium Recanto inaugura na Quarta Colônia de Imigração Italiana do RS
A Fábrica foi inaugurada no dia 16 de agosto, no centro empresarial Recanto Maestro.

De sua sede na Quarta Colônia, a marca de cosméticos planeja atender todo o país, com foco em centros de estética e público de diferentes segmentos, entre os quais, o de luxo. Sua proprietária, Maria Lúcia Carrara, é também a proprietária da rede de farmácias Essencial de Porto Alegre. Estiveram presentes na inauguração empresários, amigos e parceiros de negócios da empresária.

A Lilium Recanto é uma marca de cosméticos brasileira nascida da natureza para resgatar o que de mais belo a pele pode oferecer. Desenvolvidos a partir das propriedades únicas do lírio - inovação essa que a marca é pioneira em oferecer - os produtos da Lilium Recanto atendem hoje às incontáveis necessidades de todos os tipos de peles para homens e mulheres preocupados com sua qualidade de vida, bem estar e sensação de prazer com o próprio corpo. A ideia de utilizar a flor do lírio como ativo foi fruto de uma pesquisa científica da fundadora da marca sobre as propriedades dessa flor, até então não valorizada para o tratamento cosmético. A Lilium Recanto nasce da vontade de uma pesquisadora em levar a mais pessoas um tratamento cosmético sustentável e humanizado pelo contato da natureza com a pele.

Em comum, todos os produtos Lilium Recanto tem como principal ativo a flor do lírio enriquecida com aloe vera e flor de lótus. Elementos entre os mais belos que a natureza oferece, proporcionando mais vida e beleza para a pele!

A sede - Os cosméticos Lilium Recanto são todos produzidos em um espaço ecobiológico de grande respeito à natureza favorecendo a fabricação dos melhores cosméticos em harmonia com o meio ambiente. Trata-se da região do Recanto Maestro, situado na parte Central do estado do Rio Grande do Sul, um local de rica flora e fauna. Ali, realizam-se iniciativas de desenvolvimento sustentável e recuperação do meio ambiente nativo que já foram apresentados diante de órgãos como a Organização das Nações Unidas como um exemplo de projetos que auxiliam o país no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Alinhada a essa proposta, a Lilium Recanto trabalha guiada pela visão de que a sustentabilidade deve ter o ser humano como centro, e a valorização de seu bem estar como base de atuação.

 

Para saber mais -

Site - www.liliumrecanto.com.br

Facebook - cosmeticosliliumrecanto

E-mail - liliumrecanto@terra.com.br

 
VEJA MAIS FOTOS
 
 
 

06/08/2014 - Concurso Cultural

Foi intensa a divulgação do Concurso Cultural "Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura" durante o VI Fórum Internacional de Pedagogia (FIPED), realizado nos dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O Concurso Cultural é uma promoção da Fundação Antonio Meneghetti e está com inscrições abertas até 30 de agosto para premiar práticas bem sucedidas de educação de todo o Brasil.

O FIPED teve como tema principal “A Pesquisa como Prática Pedagógica na Formação Inicial do Pedagogo” e reuniu pedagogos e educadores das diferentes regiões brasileiras para fortalecer a divulgação de trabalhos de pesquisas produzidos por alunos de graduação em Pedagogia e áreas afins.

A Fundação Antonio Meneghetti teve seu estande montado junto às editoras que expuseram na Feira. O Concurso Cultural "Uma Nova Pedagogia para  Socidade Futura irá premiar 15 práticas bem sucedidas de educação em todas as fases do desenvolvimento de criança, adolescente, jovem. Os prêmios são de até R$ 10 mil. Para participar do Concurso Cultural, basta escrever um relato de 5 a 10 páginas, com fotos e depoimentos e enviar pelo site:  www.fundacaoantoniomeneghetti.org.br/premio

Informações pelo e-mail marketing@recantomaestro.com.br ou pelo prêmio (55) 9635-3752.

 
 
 
  Conexão AMF marca o primeiro dia letivo do semestre na Antonio Meneghetti Faculdade  

28/07/2014 - Conexão AMF marca o primeiro dia letivo do semestre na Antonio Meneghetti Faculdade

No dia 28 de julho, a Antonio Meneghetti Faculdade (AMF) iniciou as atividades do 2º semestre de 2014, contando com uma aula inaugural inédita chamada Conexão AMF, coordenada pelo Prof. Me. Ricardo Schaefer, Coordenador das disciplinas de Formação Empresarial.

A aula teve a característica de uma mesa redonda com a participação de convidados de destaque nas áreas de Administração, Direito e Sistemas da Informação e os alunos desses três cursos de graduação da AMF. Sentados em duas arquibancadas montadas nas laterais do palco, os estudantes puderam fazer perguntas aos convidados, os quais formavam um heterogêneo grupo de empresários, executivos e acadêmicos. Estavam presentes Ricardo Jobim, da Jobim Advogados, André Fraga, da Explorer, Eduardo Chuaste, do Grupo Meta, Tiago Guedes, da Chip Inside, Profª. Draª. Letícia Campos Velho, Professora AMF, Paulo Geremia, do Grupo Di Paolo, Mônica Oliveira, da Intercultural e Prof. Dr. João Batista, do Departamento de Microeletrônica/UFSM. O mediador foi o Prof. Ricardo Schaefer.

Após realizarem suas falas inicias, os convidados responderam às questões dos acadêmicos de Administração, Direito e Sistemas da Informação da AMF. O evento foi ocasião de mostrar o quanto, no dia a dia do mercado de trabalho, a interdisciplinaridade é uma necessidade para o profissional de diferentes áreas de atuação. A ocasião também foi marcada pela saudação aos alunos por parte da Diretora da AMF, Prof.a. Helena Biasotto, e dos coordenadores dos três cursos de graduação, Prof.a. Josele Delaseri, Prof. Lúcio Lorezon e Prof. Daniel João. Apresentou-se também novidades para esse semestre da AMF, entre as quais, a Central de Carreiras, coordenada pela Prof.a. Dra. Adriane Mendes. Os calouros foram recebidos com uma salva de palmas por todas as mais de 300 pessoas presentes no auditório, platéia que reuniu professores, estudantes, colaboradores e parceiros da AMF.

Mais informações sobre a faculdade e os processos seletivos, pelo site: www.faculdadeam.edu.br ou pelo fone (55) 3289-1139.

 
VEJA MAIS FOTOS
 
 
 
  Orquestra Juvenil Recanto Maestro se apresenta no 33º Congresso Diocesano  

24/07/2014 - Orquestra Juvenil Recanto Maestro se apresenta no 33º Congresso Diocesano

A Orquestra Juvenil Recanto Maestro fez uma apresentação marcante no 33º Congresso Diocesano da Pastoral da Educação, no dia 10 de julho, realizado na Sace Polesinense, no município de São João do Polêsine/RS. O evento teve como tema “Educar: Resgatando respeito, dignidade e harmonia nas relações” e contou com a presença de um público com mais 600 pessoas, vindas de 15 municípios da Região Central do RS.

No repertório dos jovens músicos, estiveram trecho da Nona Sinfonia de Beethoven, o Trenzinho Caipira e Asa Branca. O projeto da Orquestra Juvenil atende hoje gratuitamente a jovens do Ensino Fundamental e Médio do município de São João do Polêsine e apresenta-se constantemente para a comunidade. Foi uma ocasião especial, escolhida pela Associação OntoArte e pela Antonio Meneghetti Faculdade para trazer os jovens músicos de volta ao palco para abrilhantar o evento. Mais informações: www.ontoarte.org.br ou www.faculdadeam.edu.br

 
VEJA MAIS FOTOS
 
 
 
  A relação entre ser humano e a tecnologia estará em debate no Congresso  

09/07/2014 - A relação entre ser humano e a tecnologia estará em debate no Congresso

Nos dias 17 e 18 de outubro, a Fundação Antonio Meneghetti e a Antonio Meneghetti Faculdade vão realizar o Congresso "Uma Nova Pedagogia para a Socieade Futura". O evento - gratuito e aberto à comunidade - reunirá palestrantes do Brasil e exterior para debater temas relacionados à educação de crianças e jovens. Durante a programação, serão conhecidos também os ganhadores do Concurso Cultural homônimo voltado a premiar práticas bem sucedidas em educação. Os prêmios são de até R$ 10 mil e as inscrições podem ser feitas pelo site: www.fundacaoantoniomeneghetti.org.br/premio. Mais informações pelo fone (55) 9635-3752.

Entre os temas que estarão em debate no Congresso, está a complexa relação entre o bem estar humano e o uso exagerado da tecnologia. Sobre esse tema, um dos palestrantes confirmados do Congresso, o Prof. Dr. Alécio Vidor, Doutor em Filosofia pela Universidade São Tomás de Aquino (Roma) e hoje Professor da Antonio Meneghetti Faculdade, assina o artigo que você confere a seguir.

O homem e a tecnologia

Por Prof. Dr. Alécio Vidor

A pretensão de impor o controle e a adaptação da vida humana mediante a tecnologia existente não está produzindo os resultados esperados.

A tecnologia criada e usada sem a devida compreensão da ordem inerente à vida do homem, está agravando a desordem social e provocando aberrações praticadas contra a vida humana.

O modelo agressivo da imposição legal, carente de conhecimento por parte da consciência alienada, está reduzindo o ser humano a um ser-para-a-morte e transformando o homem num bobo para o outro homem.

A degradação vigente faz ver que o homem pensa de modo distônico e antagônico à vida, e a vida humana insiste acusando o erro e investindo na direção inversa, denunciando que o modo de pensar não consegue propor a diretiva de solução para bem viver.

Se a consciência humana não for conforme aos apelos da vida, para que o homem conheça a si próprio, o caminho da solução para resolver o convívio humano tende a ser irrecuperável.

"Homem conhece-te a ti mesmo, para que tuas decisões e ações, não resultem em prejuízo para tua vida". (Sócrates) 

 
 
 

18/06/2014 - Concurso Cultural premiará práticas bem sucedidas em Educação
Fundação Antonio Meneghetti organiza concurso que dará prêmios de até R$ 10 mil para os participantes. O prazo de inscrições foi prorrogado até 20 de agosto.

A Fundação Antonio Meneghetti prorrogou o prazo de inscrição para o Concurso Cultural Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura até o dia 30 de agosto. A premiação será entregue nos dias 17 e 18 de outubro.

O concurso tem como objetivo valorizar experiências atuais em educação e que tenham obtido resultados comprovadamente positivos na formação de crianças, adolescentes e jovens nas seguintes fases de desenvolvimento: Pré-natal, Primeiros anos de vida, Puberdade, Adolescência e Juventude.

São aceitos trabalhos em formatos de relatos de 5 a 10 páginas que descrevam exemplos práticos e comprovadamente bem sucedidos de experiências pedagógicas compreendendo uma das cinco fases referidas anteriormente, sendo fundamental o critério de correlação com o fator da responsabilização do educando.

Poderão participar do concurso, genitores (pais e mães), responsáveis pela educação de jovens familiares (tios, tias, avós, etc.), entidades (escolas, creches, centros do desenvolvimento infantil, universidades etc.), profissionais (pedagogos, professores, médicos, psicólogos, sociólogos, universitários etc.) e pessoas em geral que tenham casos de sucesso para contar e que participem direta e ativamente na formação da pessoa nas diferentes fases de desenvolvimento especificadas acima.

Serão premiados os 15 melhores trabalhos, sendo 5 em cada categoria, segundo os critérios estabelecidos para avaliação da seguinte maneira: o 1° lugar receberá uma premiação no valor de R$ 10.000,00, o  2° lugar o valor de R$ 5.000,00 e  R$ 3.000,00 para o 3° lugar. Os ganhadores participam também de um manual de boas práticas e de um filme documentário sobre pedagogia.

Para se inscrever, basta entrar no site fundacaoantoniomeneghetti.org.br/premio preencher com os dados requisitados e enviar o relato. O regulamento está disponível no mesmo site. Mais informações pelo e-mail marketing@recantomaestro.com.br; eventos@fundacaoantoniomeneghetti.org.br ou telefone (55) 9635-3752

 
 
 
  Antonio Meneghetti Faculdade participa da comemoração na Universidade Estatal de São Petersburgo (Rússia)  

16/06/2014 - Antonio Meneghetti Faculdade participa da comemoração na Universidade Estatal de São Petersburgo (Rússia)

A direção, professores e estudantes da Antonio Meneghetti Faculdade estiveram presentes, nos dias 30 e 31 de maio, ao evento comemorativo dos dez anos da Cátedra de Ontopsicologia da Faculdade de Psicologia da Universidade Estatal de São Petersburgo. Na ocasião, foi realizada a conferência "O homem no diálogo com o mundo externo: a abordagem ontopsicológica", com a presença de algumas das maiores autoridades da Universidade Estatal de São Petersburgo. As celebrações foram realizadas no mesmo salão dessa instituição secular em que o Acadêmico Prof. Antonio Meneghetti inaugurou a Cátedra de Ontopsicologia, há dez anos, ao lado da então Reitora da UESP, hoje Presidente da UESP, sra. Ludmila Verbitskaya.

Uma década depois de sua fundação, a Cátedra de Ontopsicologia continua a ser destaque entre as produções acadêmicas de toda a Faculdade de Psicologia da UESP. Essa faculdade, por sua vez, foi fundada em 17XX e é considerada uma das dez melhores do mundo pela UNESCO. Nas palavras da Diretora da AMF, Helena Biasotto, em seu discurso no evento: "Em 27 de maio de 2004 foi instituída a cátedra de Ontopsicologia, da qual alunos brasileiros  e de outras partes do mundo a freqüentam, e hoje temos imenso orgulho em  retornar  a esse histórico e belíssimo espaço onde, naquela data, o Acad. Prof. Antonio Meneghetti fez a abertura oficial da cátedra, nesta universidade, que é perenemente um lugar onde a ciência se conserva e se transmite segura."

De dez anos para cá, foram mais de 150 brasileiros frequentando a cátedra para obter o diploma de especialistas em Ontopsicologia pela UESP. A própria ideia da Antonio Meneghetti Faculdade é fruto, entre outros, do trajeto científico desses especializandos. "A idéia da AMF nasceu durante a trajetória de formação de seus atuais professores e administradores nesta cátedra", explicou a Diretora Helena Biasotto. Essa parceria que iniciou desde o nascimento da AMF, tornou-se oficial em 2013, quando em um marco histórico, no dia 11 de março as duas instituições consolidaram institucionalmente seu intercâmbio através de acordo de cooperação, incentivado em âmbito estatal brasileiro, o qual prevê: o intercâmbio docente e discente, a coodivisão de material pedagógico, o intercâmbio de informação e publicações acadêmicas, o desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos, o desenvolvimento de programas de ensino conjuntos, a promoção conjunta de conferências e convenções, entre outras ações.

O evento de comemoração dos 10 anos da Cátedra, contou ainda com uma mesa redonda composta por professores da UESP e convidados de diferentes países do Leste Europeu. Estudantes de graduação e pós-graduação da AMF, além de professores e colaboradores da Instituição, não só assistiram ao debate como também participaram dos momentos de fala abertos ao público.

Defesas das teses marcou a comemoração - Após a comemoração dos dez anos da Cátedra de Ontopsicologia, entre os dias 3 e 5 de maio, os estudantes brasileiros concluintes do curso realizados em parceria com a AMF de Especialização em Ontopsicologia defenderam suas teses de conclusão de curso para uma banca de avaliação composta por docentes russos. Todas as falas foram traduzidas do português para o russo, e vice-versa, por tradutor especializado. Ao todo, 15 estudantes defenderam suas teses. Após a defesa, que foi realizada em dois momentos de bancas, os alunos - emocionados - assistiram a presidente das bancas, a diretora da Cátedra de Ontopsicologia, Profa. Victoria Dmitrieva, anunciar que todas receberam o conceito excelente pelos avaliadores. Entre os temas discutidos pelas teses - todas as quais continham exemplos de experimentos práticos - estiveram: educação infantil e de ensino superior, a formação do jovem do campo, o trabalho na terceira idade, a formação de liderança para negócios no campo, a liderança para entidades representativas de classe voluntárias, processos de comunicação midiática, ambiente de trabalho e motivação para o trabalho, relação médico paciente, a moda no estilo de vida do líder, o jovem líder e seu tempo livre, a intuição como estratégia de liderança, entre outros. Ao longo das bancas, era possível notar a ampla pertinência dos temas na vida dos estudantes e a interdisciplinaridade possível a abordagem ontopsicológica.

Enquanto alguns concluem seu curso, no Brasil, uma nova turma já inicia os seus estudos na mesma pós-graduação e viajarão a Rússia, ainda neste ano, para assistirem ao primeiro dos módulos internacionais de estudo que compõe o curso juntamente com os módulos nacionais. Mais informações sobre a pós-graduação AMF pelo endereço eletrônico: www.faculdadeam.edu.br 

 
VEJA MAIS FOTOS
 
 
 
  Curso de Sistemas de Informação da AMF realiza VI Semana Acadêmica  

09/06/2014 - Curso de Sistemas de Informação da AMF realiza VI Semana Acadêmica
O curso de Sistemas de Informação realizou nos dias 07 a 10 de maio a Semana Acadêmica.

A programação começou na quarta-feira, com o I Seminário do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia de Informação e Comunicação, da Região Central do RS, em que empresários da área falaram do tema: Diálogo sobre inovação para o Desenvolvimento Regional.

Já no dia 08, os alunos promoveram um Workshop de Games com os empresários Orlando Fonseca Jr. da empresa IMGnation Studios e Felipe Dal Molin, da Luderia, ambas da Incubadora Tecnológica da UFSM.  Ainda nesta noite, os acadêmicos receberam Eduardo Chuaste, gestor do Grupo Meta, que falou sobre o mercado de TI no Brasil e também apresentando o Projeto Jovem e Tecnologia, os alunos da AMF Renan Roos e Marcos Posser, que fizeram parte do Projeto no ano de 2013 e hoje são estagiários do Grupo Meta.

Na sexta-feira à noite, os acadêmicos tiveram uma palestra sobre a carreira de TI, com Fábio Camara, Diretor de Desenvolvimento da F|Camara, de São Paulo/SP, e às 23 horas, foi dada a largada para o Code Race 12 horas - I Campeonato de Programação da Região Central/RS, organizado por professores e alunos que estavam na realização da Semana Acadêmica, destinado a alunos e profissionais da área de Tecnologia de Informação.

Estiveram presente no Campeonato, equipes representantes da AMF, UFSM, Politécnico, Unifra e Fames.

O tema sorteado para a competição foi Hotelaria e os participantes tiveram que criar, planejar, desenvolver e colocar em produção um software que fosse simples, funcional e inovador. Segundo os organizadores, esse foi um campeonato "sob pressão" e com curto prazo, que promoveu ótimos resultados.

Ao total foram 08 equipes que participaram do campeonato, sendo vencedora a equipe Gigabyte, composta por José Luiz Rodrigues – Empresa Horizon IT e acadêmico da AMF, Mathias Pauletto Baiotto – Empresa Horizon IT e acadêmico da AMF, Roger Silveira – Acadêmico da AMF e Carlos Eduardo Sônego – Empresa YourCode. Os vencedores ganharam um prêmio no valor de R$ 1.500,00.

O segundo lugar ficou com a equipe Vai_na_Sorte e o terceiro lugar com a equipe Aloha.

A VI Semana Acadêmica de Sistemas de Informação teve apoio da Antonio Meneghetti Faculdade e patrocínio das seguintes empresas: Grupo Meta, Calçados Beira Rio e Salgados e Cupcake Roos.

A Antonio Meneghetti Faculdade já está com suas inscrições abertas para o vestibular de inverno que vai até o dia 12/07. Os cursos oferecidos são Administração, Sistemas de Informação e Direito.

Mais informações acesse: http://faculdadeam.edu.br/futuro-aluno/#vestibular

 
VEJA MAIS FOTOS
 
 
 

02/06/2014 - Concurso Cultural Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

Confira o regulamento do Concurso Cultural Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura, e faça sua inscrição acessando:
fundacaoantoniomeneghetti.org.br/premio

 
 
 
  Camerata OntoArte faz sua última apresentação da Turnê Brasil no Recanto Maestro  

28/05/2014 - Camerata OntoArte faz sua última apresentação da Turnê Brasil no Recanto Maestro
Camerata realiza grande apresentação no Recanto, levando público a aplaudir de pé.

Após passar por quatro cidades brasileiras, Florianópolis, Porto Alegre, São Paulo e Curitiba, a Turnê chegou ao Recanto Maestro no dia 23 de maio, sexta-feira.

O evento aconteceu no auditório da Antonio Meneghetti Faculdade, e contou com um público de aproximadamente 700 pessoas. Somando esse número ao público que prestigiou as outras apresentações, a Camerata levou sua música pelo Brasil, a mais de 2 mil pessoas.

Sob a direção artística de Claudio Carrara, a Camerata apresentou 12 composições do Maestro Antonio Meneghetti orquestradas por Vagner Cunha. A formação musical contou com a viola de Vinícius Diniz, o violoncelo de Bianca dAvila do Prado, o contrabaixo de Luciano Dal Molin, o violino de Moises Cunha e Vagner Cuha e o piano de Paulo Bergmann. A convidada especial para essa turnê foi a soprano, Carla Maffioletti, hoje radicada na Holanda. É soprano coloratura, violonista clássica, compositora, arranjadora e produtora musical. Desde 2002, é solista do famoso violinista André Rieu e sua Orquestra Johan Strauss. Foi contratada pelo Teatro de Ópera de Gieben na Alemanha e pelo Theatro de ópera de Lucerna, na Suíça.

O evento teve o apoio da Lei de Incentivo a Cultura, do Ministério da Cultura e contou em seu repertório com 12 composições. A promoção dessa turnê foi da Associação OntoArte e BellAnima Produções Artísticas.

 
VEJA MAIS FOTOS
 
 
 
  Camerata OntoArte se apresenta hoje no Recanto  

23/05/2014 - Camerata OntoArte se apresenta hoje no Recanto

Após passar por quatro cidades: Florianópolis, Porto Alegre, São Paulo e Curitiba, a Turnê Brasil Camerata OntoArte Recanto Maestro, chega ao Recanto nesta sexta-feira, dia 23.

Ao todo, nas apresentações já realizadas, contou com um público de mais de 1.500 pessoas, e está mostrando a música contemporânea do estilo OntoArte para pessoas de todas as faixas etárias.
Certamente a Camerata vai repetir o sucesso no Recanto!
Participe! Caso não tenha reservado seu ingresso acesse o link: https://www.sympla.com.br/camerata-ontoarte-recanto-maestro---local-recanto-maestro__18938 

 
 
 
  Turnê Camerata OntoArte chega ao Recanto  

18/05/2014 - Turnê Camerata OntoArte chega ao Recanto
Projeto apresenta programa do compositor italiano Antonio Meneghetti em Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo e no dia 23 de maio, no Recanto Maestro, às 20h no Auditório da Antonio Meneghetti Faculdade.

Apresentada anteriormente no Recanto Maestro (São João Polêsine/RS) em formação sinfônica, a obra de Antonio Meneghetti gira o País na formação camerística a partir deste mês.

A turnê terá cinco concertos, sendo nas cidades de Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, e no dia 23 de maio (sexta-feira), no Recanto Maestro. A Camerata executará 12 composições orquestradas a partir de poemas e gravações de Antonio Meneghetti, orquestradas por Vagner Cunha.

Sob a direção artística de Claudio Carrara, o pequeno grupo conta com a viola de Vinícius Diniz, o violoncelo de Bianca dAvila do Prado, o contrabaixo de Luciano Dal Molin, o violino de Moises Cunha e o piano de Paulo Bergmann. A convidada especial da Camerata para esta turnê é a soprano coloratura Carla Maffioletti, que se tornou conhecida mundialmente como uma das solistas do violinista holandês André Rieu e sua Orquestra Johan Strauss.

Vagner Cunha é compositor, arranjador e instrumentista atuante em diversos cenários da música contemporânea. Compositor premiado, Vagner Cunha já teve obras tocadas pelas principais orquestras brasileiras. Produziu aproximadamente 40 trilhas musicais originais para cinema e projetos audiovisuais nos últimos 10 anos, além de ter lançado dois discos individuais.

O compositor italiano Antonio Meneghetti (1936-2013) é reconhecido como um importante nome da música erudita contemporânea. A sua obra caracteriza-se por um discurso artístico novo, a origem do movimento OntoArte (ligado à Ontopsicologia, que desenvolve o sentimento humanista e artístico), criado e difundido por ele ao redor do mundo. Philip Hesketh, diretor da West London Simphony Orchestra, que interpretou a obra de Menehetti em 1998, diz que o italiano é um mestre nos novos horizontes musicais. Além disso, como artista teve uma expressiva pluri-experiência com pintura, escultura e arquitetura.

O mesmo repertório da turnê será gravado em CD, com a produção de mil cópias. Apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, o projeto prevê entrada gratuita e aberta à comunidade, com ampla divulgação no meio musical de música clássica, visando à formação de plateia. O MinC apoiou, em 2012, o concerto Maestro OntoArte em Cena, em que foi executado o trabalho de Meneghetti pela Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro (Porto Alegre/RS), no Theatro São Pedro, para mais de 800 pessoas; e, em 2013, o concerto Metaphisica Sinfonia Coral, no qual cem músicos e um coro de cem vozes interpretaram novas composições do compositor italiano para mais de quatrocentas pessoas.

A promoção dessa turnê é da Associação OntoArte e BellAnima Produções Artísticas.

Reservas de ingressos para o concerto no Recanto Maestro, dia 23 de maio, podem ser feitas através do link: https://www.sympla.com.br/camerata-ontoarte-recanto-maestro---local-recanto-maestro__18938

Mais informações pelo e-mail: marketing@recantomaestro.com.br

                 

 
VEJA MAIS FOTOS
 
 
 
  Projeto Amigos do Violão doa material didático para estudantes da Escola Estadual de Educação Básica João XXIII.  

11/05/2014 - Projeto Amigos do Violão doa material didático para estudantes da Escola Estadual de Educação Básica João XXIII.

No dia 23 de abril, os alunos da Escola Estadual de Educação Básica João XXIII (São João do Polêsine/RS) que participam do Programa Mais Educação - estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral - receberam material didático doado pelo Projeto Amigos do Violão da Fundação Antonio Meneghetti em parceira com a Associação OntoArte, Escola Estadual de Educação Básica João XXIII, Antonio Meneghetti Faculdade e com a Impare Escola de Música, localizada no Recanto Maestro.

O Projeto Amigos do Violão tem como principal objetivo favorecer a formação musical das crianças e dos jovens por meio do ensino do violão. A ideia é auxiliar o desenvolvimento dos estudantes ao interagirem com a música e com o aprendizado de um instrumento musical, estimulando a apreciação da arte musical. Além de amplo repertório musical popular e erudito, os estudantes aprendem as premissas do Movimento OntoArte, o qual incentiva o estudo da arte para uma formação integral e humanista dos jovens e tem sua sede de pesquisas no Brasil localizada no Recanto Maestro. Segundo os docentes do projeto, o aprendizado da música traz benefícios aos jovens participantes em aspectos tais como: psicossocial, cognitivo e afetivo-emocional, possibilitando dessa forma complemento da formação integral do jovem.

O material didático doado à Escola João XXIII traz uma metodologia de ensino da música elaborada e aplicada por vinte anos pelo Diretor da Impare Escola de Música, Prof. Glauber Benetti Carvalho. Os jovens estudantes receberam gratuitamente o livro Violão Brasileiro, Volume I.

Conheça mais sobre o Projeto Amigos do Violão acessando: http://fundacaoantoniomeneghetti.org.br/projetos

 
VEJA MAIS FOTOS
 
 
 
  I Seminário “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura” foi um sucesso de público!  

10/04/2014 - I Seminário “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura” foi um sucesso de público!

Jovens, educadores, autoridades políticas, acadêmicos, famílias, amigos - todos reunidos para discutir a Pedagogia do país e escutar as palestras de expoentes do assunto. Esse foi o tom que marcou o I Seminário “Uma nova pedagogia para a sociedade futura” organizado pela Fundação Antonio Meneghetti e Antonio Meneghetti Faculdade (AMF) no dia 5 de abril de 2014. Um auditório lotado, com mais de 500 pessoas, assistiu em concentração, emocionou-se e aprendeu muito com as grandes lições ali ministradas.

Graças a uma Gincana organizada entre os estudantes da AMF nos dias que antecederam o evento, a comunidade da região pôde desfrutar de um momento único na história do Recanto Maestro, campus da instituição. Os jovens convidaram a comunidade da região para participar, reuniram patrocínios para o evento, conseguiram entrevistas nas rádios, organizaram transporte para a vinda das diferentes comunidades, realizaram uma praça de alimentação com deliciosos produtos, foram mestres de cerimônias, receberam os convidados, fizeram um sistema digital de certificação e mostraram que os jovens, quando reunidos em torno de um ideal, podem fazer história.

Entre os palestrantes, as diferentes temáticas foram ensinadas com grandes aulas, cada uma ao seu estilo: o doutor em Filosofia pela Universidade São Tomás de Aquino (Roma), Prof. Dr. Alécio Vidor falou sobre “Pré-natal e o evento criança”; a doutora em Educação pela Universidad del Mar (Chile), Profa. Dra. Carmen Spanhol, falou sobre “A Pedagogia nos Primeiros Anos de Vida”; a doutora em Educação pela UNICAMP, profa. Dra. Estela Maris Giordani, falou sobre “A Pedagogia da Criança”; a doutora em Psicologia pela UFSC, Profa. Dra. Patrícia Wazlavick falou sobre “A Pedagogia do Adolescente” com o auxílio de dois jovens convidados da região; e a mestre em Filosofia pela PUC SP Prof. Msc. Josiane Barbieri falou sobre “A Pedagogia do Jovem”. Os palestrantes são também autores da cartilha “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura – Princípios Práticos” lançada no dia do evento, contendo artigos de autoria de cada um deles com o mesmo tema de suas palestras. A Cartilha foi distribuída gratuitamente à comunidade. Na ocasião, foi lançada também a nova edição da obra “Pedagogia Ontopsicológica”, pela Ontopsicológica Editora Universitária, de autoria do Acad. Prof. Antonio Meneghetti, patrono e fundador da Fundação Antonio Meneghetti.

Na ocasião foi lançado ainda o Prêmio “Uma nova Pedagogia para a Sociedade Futura”, o qual está sendo promovido pela Fundação Antonio Meneghetti convidando professores, pedagogos, cidadãos, entidades, famílias, pais e filhos, a contar uma história de Pedagogia bem aplicada em suas vidas ou nas vidas de outras pessoas. O regulamento pode ser conhecido neste link (www.fundacaoantoniomeneghetti.org.br).

O Seminário foi o primeiro de uma série de eventos que a Fundação Antonio Meneghetti vai promover agora acerca do tema da Pedagogia. Acompanhe a Pedagogia News e esteja conosco nessas ocasiões!

Depoimentos

Prof. Dr. Alécio Vidor

Educar não é somente aculturar um ser humano, mas educar é, pela origem da palavra, educar significa alimentar, nutrir. Alimentar, nutrir o que? Nutrir aquele valor íntimo que a vida deu para cada um, para que ela possa se expor, desabrochar, segundo aquela identidade.

Vanessa Andrades, Administração/AMF

Um ideal pode fazer o jovem se mobilizar. Acredito que podemos fazer a diferença. Acredito que a mudança começa a partir de pessoas que dão o exemplo, que ensinam a sociedade a crescer. Se mudar aos poucos, a mudança pode ser mais devagar, mas é significativa.

 

Dilmar Pregardier, Administração/AMF

A escola tem que motivar a busca, o questionamento, fazer com que o estudante vá buscar as coisas. É preciso investir nos professores, porque é o responsável por estimular quem está ali para estudar. Cada jovem pode buscar por si uma mudança. Não adianta reclamar que o Brasil não tem educação se o jovem é o primeiro que não vai na aula, tem que buscar uma responsabilização também. Se ele quer buscar uma mudança pode buscar no círculo dele. 

 
VEJA MAIS FOTOS
 
 
 
  Veja o cartão de Natal do Recanto Maestro!  

24/12/2013 - Veja o cartão de Natal do Recanto Maestro!
Feliz Natal e Um Ano Novo de muita felicidade a todos os parceiros deste grande projeto

O Cartão de Natal do Recanto Maestro traz nossos votos de Boas Festas para você!

 
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
 
Veja o cartão de Natal do Recanto Maestro! Veja o cartão de Natal do Recanto Maestro!
 
 
 
  Direção da AMF esteve presente no Fórum Nacional da Educação Superior  

20/12/2013 - Direção da AMF esteve presente no Fórum Nacional da Educação Superior

A região da Quarta Colônia foi representada durante o Fórum de Educação Superior: Educação Superior para o Desenvolvimento Nacional, em Brasília, neste início de dezembro, com a presença da Diretora da Antonio Meneghetti Faculdade, Helena Biasotto. O Fórum foi realizado pelo Conselho Nacional de Educação e Ministério da Educação. Entre os assuntos debatidos, estiveram os desafios setoriais para expansão da interiorização do ensino superior, a formação interdisciplinar, inovação e desenvolvimento de avaliação institucional.

Segundo a Diretora Helena Biasotto, o evento foi uma oportunidade de interação com importantes representantes do setor no país. “A troca de experiências com representantes de todas as IES brasileiras enriquece sobremaneira toda comunidade acadêmica. Como se pôde perceber pelos resultados das avaliações da AMF, nós não estamos atrás, estamos em pé de igualdade com as demais”. A AMF é a terceira colocada entre as faculdades privadas do Estado segundo ranking recente divulgado pelo INEP/MEC. Mais informações: www.faculdadeam.edu.br

 
 
 

20/12/2013 - Programação de Final do Ano comemora sucesso do segundo semestre na AMF
Comunidade está convidada para grande concerto gratuito no dia 28 de dezembro.

No último sábado (14/12), a Antonio Meneghetti Faculdade (AMF) viveu um dia especial. Enquanto os estudantes graduandos da terceira turma de Administração da AMF defendiam os seus trabalhos de conclusão de curso na bela sala de pós-graduação da Faculdade, em outra sala, a equipe do Vestibular 2014 preparava o listão dos aprovados. Neste ano, um número recorde foi alcançado: foram 450 inscritos e 300 candidatos prestando provas. Entre aqueles que realizaram o vestibular, para os que desejaram, já foi realizado o processo seletivo para as Bolsas Identidade Jovem que são oferecidas para 80 alunos da AMF e auxiliam no investimento necessário para o pagamento das mensalidades. Em contrapartida, o estudante precisa ter boas notas, frequência em aula e algumas horas de trabalho junto aos eventos da AMF.

CONCERTO SERÁ ABERTO À COMUNIDADE - O Concerto Metaphisica Sinfonia Coral será realizado com o apoio do Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura, no dia 28 de dezembro, às 18h30, na Antonio Meneghetti Faculdade, campus Recanto Maestro, em Restinga Sêca (RS). A entrada no concerto é gratuita para a comunidade. Será um espetáculo com músicos da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro e músicos convidados compondo uma orquestra sinfônica e mais um coral de cerca de 100 vozes com sopranos internacionais convidados.

A regência do concerto fica a cargo do renomado maestro Antonio Carlos Borges-Cunha e a orquestração das obras que serão interpretadas foi realizada por Vagner Cunha. Entre os solistas convidados, está a soprano Carla Maffioletti, brasileira, hoje radicada na Holanda, com ampla carreira no exterior junto a nomes como o músico Andre Rieu.

Serão interpretadas obras do maestro italiano Antonio Meneghetti, reunindo nessa ocasião as composições interpretadas pela primeira vez por Antonio Meneghetti ao piano e teclados durante transmissão realizada em 1979 pela rede de TV italiana RAI. O concerto foi intitulado Metaphisica e originou um CD com o mesmo nome.

SAIBA MAIS - O Maestro Meneghetti teve a orquestração de sua obra apoiada, no Brasil pela Lei de Incentivo à Cultura em outra ocasião. Em 2012, no Theatro São Pedro (Porto Alegre – RS), foram apresentadas composições do maestro orquestradas especialmente para o espetáculo “Maestro OntoArte em Cena”.

A obra musical de Meneghetti caracteriza-se por um discurso artístico novo, que vai dar origem ao que o compositor chama de movimento OntoArte. Nas palavras de Philip Hersketh, diretor da West London Simphony Orchestra, que interpretou obras de Meneghetti em 1998, o compositor italiano é: “mestre de novos horizontes musicais”. Com formação clássica em piano e canto, desde a infância vivida na região italiana de Gúbio e Foligno, Meneghetti vai desenvolver sua OntoArte na qual procura o diálogo com o metafísico da existência humana, com o belo em ação contínua.

O Concerto Metaphisica Sinfonia Coral será realizado com a promoção da Associação OntoArte e o apoio das empresas Grupo Meta e Calçados Beira Rio. A produção é da Bell’Anima Produções Artísticas.

Mais informações, pelo fone: (55) 3289-1139.

 
 
 
  Recanto Maestro esteve presente no lançamento da exposição de OntoArte “Eidos di Vita”, na China  

16/12/2013 - Recanto Maestro esteve presente no lançamento da exposição de OntoArte “Eidos di Vita”, na China

A exposição itinerante “Eidos di Vita / Eidos of Life - Exposição de Pinturas de OntoArte de Antonio Meneghetti” foi realizada, na China, passando por diferentes regiões ao longo de 2013. O sócio da FOIL Brasil, diretor-conselheiro da Fundação Antonio Meneghetti e conselheiro da Associação OntoArte, Wesley Lacerda, esteve presente ao lançamento da mostra, na província de Wuhan, representando o Recanto Maestro.

O primeiro local a receber a exposição foi o Hubei Province Museum, na província de Wuhan, de 30 de maio a 28 de julho; na sequência, o Anhui Museum, na província de Anhui, de 6 de agosto a 13 de outubro;  e, por fim, o Beijing World Art Museum, em Pequim, de 22 de outubro a 23 de novembro. Esses locais estão entre os principais museus de arte da China.

Um catálogo da exposição, com 242 páginas, foi publicado pela renomada Cultural Relics Press e editado pelo Hubei Provincial Museum. Traz as imagens das obras expostas divididas em seções como “Forma e Intencionalidade”, “Eidos di Vita”, Visão do Zen”, e “As cores que vemos em pintura não são somente cores”. Cada obra é acompanhada de uma explicação fornecida pelo próprio artista Antonio Meneghetti para confecção do catálogo. Entre os textos publicados, está um ensaio de autoria de Antonio Meneghetti com o tema “OntoArte: encontro entre o próprio Em Si ôntico e o Ser que é”. Para saber mais sobre OntoArte, acesso: www.ontoarte.com.br

O Comitê da Exibição da mostra tem entre seus membros os diretores de cada um dos museus que recebeu a exposição, as principais lideranças de cultura das cidades visitadas e autoridades da FOIL Pequim e da Galeria de OntoArte de Trevi. A exposição foi patrocinada pelo Hubei Provincial Museum, Anhui Province Museum, Beijing World Art Museum, Galeria de OntoArte de Trevi e FOIL Pequim. 

 
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
 
Recanto Maestro esteve presente no lançamento da exposição de OntoArte “Eidos di Vita”, na China Recanto Maestro esteve presente no lançamento da exposição de OntoArte “Eidos di Vita”, na China
 
 
 

10/12/2013 - Programação final de ano no Recanto Maestro

Confira a programação de final de ano do Recanto Maestro:


25, 26 e 27/12 - Aulas de Ontopsicologia com a Dra. Margherita Carotenuto.

28/12 - Mathaphisica Sinfonica Coral: Um espetáculo com apoio do Ministério da Cultura. Apresentação musical de obras do maestro Antonio Meneghetti, interpretadas por uma orquestra sinfônica completa e um coral com 100 vozes.

29, 30 e 31/12 - Residence Ecobiológico: Revisão das conferências do Acad. Prof. Antonio Meneghetti; Atividades junto à natureza do Recanto Maestro; Aulas com professores Foil internacional.

31/12 - Ceia Reveillon: Um jantar muito especial com os aromas e sabores da gastronomia brasileira para celebrar o ano novo.

01/01 - Camerata Ontoarte RM: Apresentação da Camerata OntoArte Recanto Maestro, interpretando obras do maestro Antonio Meneghetti em uma noite de gala junto ao anfiteatro da AMF. 

03, 04 e 05/01 - Revisão das Conferências do Acad. Prof. Antonio Meneghetti: às 18 horas em Calipso (Quatro Ilhas - SC).

Você ainda pode conferir a programação no PDF anexo.

Mais informações pelos e-mails: eventos@faculdadeam.edu.br ou marketing@recantomaestro.com.br

Venha para o Recanto Maestro, participe dos eventos.

 
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
 
Programação final de ano no Recanto Maestro Programação final de ano no Recanto Maestro
 
 
 
  Rally Recanto Maestro divulga mapa para público assistir a corrida do próximo sábado  

04/12/2013 - Rally Recanto Maestro divulga mapa para público assistir a corrida do próximo sábado
Rally Recanto Maestro divulga mapa para público assistir a corrida do próximo sábado

Saiu nesta sexta-feira, dia 29, o mapa oficial do Rally Recanto Maestro, prova que acontecerá no próximo dia 7 de dezembro, na região da Quarta Colônia e vai decidir os campeões da temporada 2013 do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade. O mapa apresenta o roteiro que os competidores vão fazer, as especiais do rali.

Além disso, o público também pode conferir os principais pontos de acesso para assistir a corrida.  “O roteiro desse ano tem largada no Recanto Maestro e é divido em três trechos. O primeiro vai em  direção a Vale Vêneto. Os carros fazem um "laço" indo e voltando de Vale Vêneto, vão passar por dentro do Vale, contornando a praça e descendo em direção a estrada que leva a São João do Polêsine. No segundo trecho em São João do Polêsine, os carros vão trafegar pela estrada que leva a Silveira Martins pelo alto do morro finalizando o trajeto próximo a entrada da cidade. O terceiro trecho faz o retorno ao Recanto Maestro partindo de Silveira Martins”, explica o piloto e organizador do evento, Luciano Cassol.

O mapa e as dicas também podem ser encontradas junto ao site oficial da prova, no endereço www.rallyquartacolonia.com.br.

Dicas para o público

O público que for assistir o Rally Recanto Maestro deve ficar atento a algumas dicas importantes. É preciso respeitar as fitas que delimitam os espaços para o público ficar, às margens das estradas.

Para acessar as especiais com carro, somente 90 minutos antes da primeira largada em cada trecho. A organização chama a atenção ainda para que o público acate as orientações dos policiais e oficiais de prova.

Outro detalhe, de acordo com Luciano Cassol, é importante que o público não atravesse a pista, assista a corrida sempre pelo lado de dentro das curvas e evite o consumo de bebidas alcoólicas. “Em caso de acidente é importante que o público não invada a pista, nem tente o socorro a possíveis vítimas. Há pessoas qualificadas e a postos para atender este tipo de situação”, encerra Luciano.

Sábado de intensa programação

O Rali Recanto Maestro começa para valer no sábado, dia 7 de dezembro. Antes da corrida, reconhecimento das especiais pelos competidores. O reconhecimento começa às 7h. A organização liberará às 11h a ordem de largada da prova.

O primeiro carro deixará o parque de apoio para o início da corrida, às 12h20. Serão seis especiais em estradas de terra no interior dos municípios de Restinga Seca e São João do Polêsine. A premiação aos vencedores acontecerá também no sábado, após a divulgação oficial dos resultados.

 O Rali da Quarta Colônia

A corrida no dia 7 de dezembro marcará a quinta e última etapa do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade em 2013. A montagem do evento se dará na região do Recanto Maestro, distrito que fica entre os municípios de São João do Polêsine e Restinga Seca. Na Antonio Meneguetti Faculdade (AMF), ficará toda a estrutura de prova, como os boxes das equipes e também a organização do evento.

O rali acontecerá em nove especiais, sendo seis com cerca de 12 quilômetros cada e outras três com 7 quilômetros cada, em estradas de terra, no interior dos municípios de São João do Polêsine, Silveira Martins e Restinga Seca.

Mais informações sobre o evento e a lista de inscritos, além da programação completa, podem ser obtidos junto ao site oficial do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade, www.rallyvelocidaders.com.br e também no site oficial da prova, www.rallyquartacolonia.com.br.

 

LARGADAS DAS ESPECIAIS DO RALLY RECANTO MAESTRO

- SS Vale Vêneto 1 – 12h28min

- SS São João do Polesine 1 – 12h51min

- SS Silveira Martins 1 – 13h14min

 

- SS Vale Vêneto 2 – 14h42min

- SS São João do Polesine 2 – 15h05min

- SS Silveira Martins 2 – 15h28min

 

- SS Vale Vêneto 3 – 16h56min

- SS São João do Polesine 3 – 17h19min

- SS Silveira Martins 3 – 17h42min

 

Serviço do Rally

Mapa e os locais de acesso às especiais – www.rallyquartacolonia.com.br

Rally Recanto Maestro

Quando: dia 7 de dezembro de 2013

Parque de apoio: junto a Faculdade Antonio Meneghetti, distrito Recanto Maestro

Acesso ao parque de apoio e especiais: gratuito

 

Programa do Rally Recanto Maestro

Sexta-Feira - 06 de dezembro de 2013

14h00min - Abertura Secretaria Vistoria Administrativa

               - Abertura para a Instalação do Parque de Assistência/Apoio

               - Abertura da Verificação Técnica e de Segurança

15h00min - Inicio do Shakedown

16h00min - Encerramento do Shakedown

18h00min - Inicio da Reunião de pilotos, navegadores, FGA - Temporada 2014

20h00min - Encerramento das Inscrições para todos os Campeonatos

20h15min - Fechamento Secretaria Vistoria Administrativa

               - Fechamento para a Instalação do Parque de Assistência/Apoio

               - Encerramento da Verificação Técnica e de Segurança

Sábado - 07 de julho de 2013

06h45min - Abertura para a Instalação do Parque de Assistência/Apoio

               - Abertura Secretaria Vistoria Administrativa

07h00min - Abertura Reconhecimento dos Trechos Especiais

              - Abertura da Verificação Técnica e de Segurança

10h00min - Fechamento Secretaria Vistoria Administrativa

10h45min - Reunião de Comissários

11h00min - Encerramento da Verificação Técnica e de Segurança

11h00min - Divulgação Ordem de Largada

11h20min - Encerramento Reconhecimento Trechos Especiais

12h20min - Saída Primeiro Carro do Parque de Apoio

18h30min - Reunião dos Comissários Desportivos e Técnicos

20h00min - Divulgação dos Resultados

  

ACESSE +

FOTOS: www.flickr.com/photos/agencia_prime

NOTÍCIAS: www.venhaserprime.com.br

FACEBOOK: agenciaprimeerechim

TWITTER: @venhaserprime

 
VEJA MAIS FOTOS
 
 
 
  Recanto Maestro se fortalece como pólo de debates de temas políticos da atualidade durante o Segundo Encontro de Prefeitos, Vice-Prefeitos e Vereadores da Região Central do Estado  

03/12/2013 - Recanto Maestro se fortalece como pólo de debates de temas políticos da atualidade durante o Segundo Encontro de Prefeitos, Vice-Prefeitos e Vereadores da Região Central do Estado
Senadora Ana Amélia Lemos, deputados e prefeitos assinam proposta de Pacto Político pela Educação durante evento na AMF que discutiu Gestão Pública como Instrumento de Transformação Social e os Desafios e Soluções na Gestão Municipal.

No dia 29 de novembro (sexta-feira), a Antonio Meneghetti Faculdade (AMF), no distrito Recanto Maestro, em Restinga Sêca (RS), sediou o Segundo Encontro de Prefeitos, Vice-Prefeitos e Vereadores da Região Central do Estado. Entre os destaques do evento esteve a assinatura das autoridades presentes e do público em geral de uma proposta de Pacto pela Educação apresentado pelos estudantes do curso de graduação em Direito da Antonio Meneghetti Faculdade.

O Pacto pela Educação deverá agora ser encaminhada a toda bancada gaúcha no Congresso e para a totalidade dos Deputados Estaduais da Assembleia gaúcha e pretende mobilizar todas as forças políticas do estado em prol da educação. O documento discute os resultados obtidos pelo estado do Rio Grande do Sul no último ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) divulgado na semana passada e a queda de posições do estado em relação ao ranking nacional. Como solução a situação atual instaurada, o Pacto propõe a união das principais forças políticas gaúchas, evitando-se a instrumentalização da educação para fins outros que não o desenvolvimento das crianças e adolescentes nas redes de ensino básico. O Pacto pela Educação foi apresentado ao final das palestras da programação do evento por um estudante do curso de Direito da Antonio Meneghetti Faculdade.

Participaram da primeira mesa redonda que abriu o evento os prefeitos Antonio Cettolin (Garibaldi), Eduardo Leite (Pelotas), Jairo Jorge (Canoas) e Valdir Andres (Santo Ângelo). Com mediação do jornalista e presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e TV (Agert), Roberto Cervo, os prefeitos discutiram temas como a fiscalização do poder público, as emendas no orçamento público municipal, a participação dos municípios nas ações do Governo Federal, a estabilidade do servidor público e o Pacto Federativo. A Senadora Ana Amélia Lemos, em sua palestra realizada após a mesa redonda, falou das ações que tem realizado no Senado em prol do Rio Grande do Sul, enfocando ainda a importância do poder público saber desfrutar das mídias sociais enquanto formas de interlocução com a sociedade.

O Encontro de Prefeitos e Vice-Prefeitos e Vereadores da Região Central do RS está se tornando uma tradição na jovem Antonio Meneghetti Faculdade. Com seis anos de trajetória, essa instituição de ensino superior tem já um sólido histórico como um pólo de debates, reunindo personalidades internacionais e nacionais para discutir os temas mais pertinentes da atualidade. O encontro foi todo realizado com o auxílio dos estudantes do curso de Direito da AMF; que oferece ainda as graduações em Administração e Sistemas de Informação, além de cursos de pós-graduação lato sensu. Para saber mais: www.faculdadeam.edu.br ou (55) 3289-1139.  

 
VEJA MAIS FOTOS
 
 
 
  Grid do Rally Recanto Maestro chega a 20 carros  

28/11/2013 - Grid do Rally Recanto Maestro chega a 20 carros
Prova marcará fechamento do Campeonato Gaúcho em dezembro, na região de Santa Maria

O grid de largada do Rally Recanto Maestro,prova que acontecerá no próximo dia 7 de dezembro, no Recanto Maestro, já chegou a 20 carros confirmados. A corrida marcará o fechamento da temporada do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade e decidirá os campeões em quatro, das cinco categorias em disputa.

Um dos primeiros a confirmar presença, foi a dupla campeã por antecipação, Evandro Carbonera e Juliano Gracioli (Fiat Palio). Eles já são campeões da categoria Super A, mesmo assim fizeram questão de marcar presença na prova de Santa Maria. “É uma forma de fecharmos o ano com chave de ouro e ainda prestigiarmos o Campeonato e a organização desta prova”, destaca o piloto Evandro Carbonera.

Os principais concorrentes ao título em cada categoria, também vão estar presentes. Na categoria mais forte, a Classe 3 (carros de tração 4x4) a disputa terá Ulysses Bertholdo/Marcelo Dalmut (Mitsubishi Lancer) e Milton Pagliosa/André Pagliosa (Misubishi Lancer) como principais protagonistas.

Na categoria Classe 9 (carros de tração 4x2 e motor de até 1.600 cc), Vanderlei Carminatti e Robson Giacomel (GM Celta) são líderes e buscam o bicampeonato Estadual. Na disputa está ainda a dupla Vinicius Gobetti/Aureo Trevisan (Peugeot 206), atuais vice-líderes. As duas duplas já garantiram presença na etapa de Santa Maria.

A prova receberá ainda a dupla líder da categoria R1 (carros de tração 4x2 e motor de até 2.000 cc, Saulo Pereira/Edgar Marsarotto Jr (VW Gol).

A grande novidade do Campeonato Gaúcho neste ano foi o início das disputa das caminhonetes da categoria Cross Coutry. Os dois candidatos ao título, já estão garantidos no grid da prova na região central do Estado: Julio Cesar Picolli, que ainda não definiu o navegador e a dupla Gerson Eichenberg/Sergio Schilling.



Disputa por posições

Além da definição dos campeões da temporada 2013, o Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade terá na sua quinta e última etapa, a prova no recanto Maestro, a decisão da tabela final de classificação. Várias duplas ainda lutam para fechar o ano entre os três primeiros colocados em cada uma das cinco categorias.

O Campeonato já teve quatro provas este ano: nas cidades de Canela, Erechim, Severiano de Almeida e Estação. A região de Santa Maria recebe pelo segundo ano consecutivo o encerramento da disputa Estadual.



O Rally Recanto Maestro

A corrida de Santa Maria, no dia 7 de dezembro, marcará a quinta e última etapa do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade em 2013. A montagem do evento se dará na região do Recanto Maestro, distrito que fica entre os municípios de São João do Polêsine e Restinga Seca. Na Antonio Meneghetti Faculdade (AMF) ficará toda a estrutura de prova, como os boxes das equipes e também a organização do evento.

O rali acontecerá em nove especiais, sendo seis com cerca de 12 quilômetros cada e outras três com 7 quilômetros cada, em estradas de terra, no interior dos municípios de São João do Polêsine, Silveira Martins e Restinga Seca.

Mais informações sobre o evento e a lista de inscritos, além da programação completa, podem ser obtidos junto ao site oficial do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade, www.rallyvelocidaders.com.br e também no site oficial da prova, www.rallyquartacolonia.com.br. 



Programa do Rally Recanto Maestro

Sexta-Feira - 06 de dezembro de 2013

14h00min - Abertura Secretaria Vistoria Administrativa

             - Abertura para a Instalação do Parque de Assistência/Apoio

             - Abertura da Verificação Técnica e de Segurança

15h00min - Inicio do Shakedown

16h00min - Encerramento do Shakedown

18h00min - Inicio da Reunião de pilotos, navegadores, FGA - Temporada 2014

20h00min - Encerramento das Inscrições para todos os Campeonatos

20h15min - Fechamento Secretaria Vistoria Administrativa

             - Fechamento para a Instalação do Parque de Assistência/Apoio

             - Encerramento da Verificação Técnica e de Segurança

Sábado - 07 de julho de 2013

06h45min - Abertura para a Instalação do Parque de Assistência/Apoio

             - Abertura Secretaria Vistoria Administrativa

07h00min - Abertura Reconhecimento dos Trechos Especiais

            - Abertura da Verificação Técnica e de Segurança

10h00min - Fechamento Secretaria Vistoria Administrativa

10h45min - Reunião de Comissários

11h00min - Encerramento da Verificação Técnica e de Segurança

11h00min - Divulgação Ordem de Largada

11h20min - Encerramento Reconhecimento Trechos Especiais

12h20min - Saída Primeiro Carro do Parque de Apoio

18h30min - Reunião dos Comissários Desportivos e Técnicos

20h00min - Divulgação dos Resultados

 

ACESSE:

FOTOS: www.flickr.com/photos/agencia_prime <http://venhaserprime.com.br/joomla/index.php?option=com_acymailing&ctrl=url&urlid=632&mailid=61&subid=3420

NOTÍCIAS: www.venhaserprime.com.br

FACEBOOK: agenciaprimeerechim <http://venhaserprime.com.br/joomla/index.php?option=com_acymailing&ctrl=url&urlid=634&mailid=61&subid=3420

TWITTER: @venhaserprime

 
 
 
  Antonio Meneghetti Faculdade (AMF) sediará importante encontro de lideranças politicas gaúchas no dia 29 de novembro. Comunidade está convidada.  

25/11/2013 - Antonio Meneghetti Faculdade (AMF) sediará importante encontro de lideranças politicas gaúchas no dia 29 de novembro. Comunidade está convidada.
Senadora Ana Amélia Lemos e os prefeitos Antonio Cettolin, Eduardo Leite, Jairo Jorge e Valider Andres participam de encontro no Centro do Estado para discutir a Gestão Pública como Instrumento de Transformação Social e os Desafios e Soluções na Gestão Municipal.

No dia 29 de novembro (sexta-feira), a Antonio Meneghetti Faculdade (AMF), no distrito Recanto Maestro, em Restinga Sêca (RS), sediará o Segundo Encontro de Prefeitos, Vice-Prefeitos e Vereadores da Região Central do Estado. O evento acontece a partir das 17 horas, no auditório principal da AMF. A entrada é gratuita mediante à doação de 1kg de alimento não perecível.

A palestra da Senadora Ana Amélia Lemos tratará do tema "Gestão Pública como instrumento de transformação social". Uma mesa redonda virá na sequência reunindo os prefeitos convidados e contará com a presença de: Antonio Cettolin - Prefeito de Garibaldi, Eduardo Leite - Prefeito de Pelotas, Jairo Jorge - Prefeito de Canoas e Valdir Andres - Prefeito de Santo Ângelo, com mediação do radialista, empresário e presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e TV (Agert) Roberto Cervo.

O Encontro de Prefeitos e Vice-Prefeitos e Vereadores da Região Central do RS está se tornando uma tradição na jovem Antonio Meneghetti Faculdade. Com seis anos de trajetória, essa instituição de ensino superior tem já um sólido histórico como um pólo de debates, reunindo personalidades internacionais e nacionais para discutir os temas mais pertinentes da atualidade. É justamente essa característica que se sobressai no encontro de dirigentes políticos gaúchos de tamanha envergadura: reunir personalidades com diferentes pontos de vista acerca da gestão pública brasileira para estarem em contato com a comunidade e, assim, promover um debate plural e de ponta. Uma das particularidades do encontro é o fato de ser todo organizado com o auxílio dos estudantes do curso de Direito da AMF; que oferece ainda as graduações em Administração e Sistemas de Informação, além de cursos de pós-graduação lato sensu .

Conheça mais sobre os convidados:

  • Ana Amélia Lemos é Senadora da República. Gaúcha de Lagoa Vermelha, formada em Comunicação Social, foi jornalista por quase 40 anos, dos quais 33, na RBS.
  • Antonio Cettolin é técnico agrícola, foi vereador e exerce pela terceira vez o mandato de prefeito de Garibaldi.
  • Eduardo Leite é advogado e o prefeito mais jovem da história de Pelotas.
  • Jairo Jorge é jornalista, foi chefe de gabinete, secretário adjunto e ministro interino do Ministério da Educação.
  • Valdir Andres é advogado, jornalista e empresário. Atualmente é presidente da FAMURS (Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul).
 
 
 
  Projeto Orquestra de Violões, da Fundação Antonio Meneghetti, comemora sucesso  

01/11/2013 - Projeto Orquestra de Violões, da Fundação Antonio Meneghetti, comemora sucesso

O Projeto Orquestra de Violões é realizado no Recanto Maestro pela Fundação Antonio Meneghetti com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do Estado do Rio Grande do Sul. São parceiros do projeto a Antonio Meneghetti Faculdade, a Associação OntoArte, as Prefeituras e Escolas da região, além da Escola de Música Impare.

Neste segundo semestre, a Orquestra de Violões atingiu o final de seu primeiro ciclo de atividades comemorando o sucesso do trabalho feito até agora: são cerca de 30 jovens  de Ensino Fundamental e Médio atendidos gratuitamente  que aprendem a arte do violão por meio do repertório clássico, de música popular brasileira e de música típica gaúcha.

A turma de artistas tem dado o que falar em apresentações por todo o Estado e tem trazido alegrias a patrocinadora oficial do projeto, a empresa Foletto Alimentos, que realiza esse apoio via incentivo fiscal da LIC. Segundo a Diretora da empresa Foletto Alimentos, Jussara Foletto, a empresa decidiu apoiar o projeto, pois "é uma oportunidade de formação cultural para as crianças, além de desenvolver a capacidade intelectual e proporcionar uma melhoria na qualidade de vida". O projeto emociona especialmente à Jussara, que também é flautista e desenvolve projetos na área de música, com crianças, em outras regiões do Estado. A empresária acredita ainda que com o apoio à Orquestra de Violões em parceria com o Governo do Estado, a sua empresa está ajudando a atender o Objetivos de Desenvolvimento do Milênio de número 8 da Organização das Nações Unidas, o qual tem como enunciado "Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento".

Para os participantes da Orquestra, é exigido não só o gosto pela música, mas também um bom desempenho em sala de aula e frequência aos ensaios. Em contrapartida, eles participam de ensaios semanais, apresentações e podem utilizar os instrumentos do projeto, tudo gratuitamente. Os depoimentos entusiasmados dos jovens participantes do projeto conformam o benefício que esse vem trazendo à região. Confira:

Nicole Neves de Andrade, 10 anos

"Eu achava que era difícil tocar violão, mas meu pai tocava e eu quis tentar. Agora já ganhei um violão e continuo na orquestra"

Maria Gabriela Bortolotto Ceolin, 11 anos

"Uma das minhas músicas preferidas é o Bolero de Ravel e quero conhecer ainda mais músicas nos ensaios do projeto".

Lucas Griebeler Feldmann, 9 anos

"Eu toco gaita, violão, flauta e instrumentos de percussão. Gosto muito do projeto e das apresentações e agora já tenho o meu próprio violão"

Julia Schussler, 11 anos

"O projeto me ensina coisas novas, que eu nunca tinha aprendido antes"

Kelly de Almeida, 16 anos

"O projeto está me ajudando a também prestar mais atenção nas aulas da escola, a ser mais dedicada"

Andressa Pereira, 14 anos de idade

"Comecei participando do grupo que fazia música usando as latinhas do proejto OIKOS, aqui do Recanto, mas sempre achei bonito o violão. Agora, nos finais de semana, fico estudando o violão, pegando músicas e treinando em casa".

Adelaide Cera, 9 anos

"Participo do projeto há alguns meses e já sei ler os pentagramas da música. Toco em casa para minha mãe ouvir, porque ela gosta muito de música"

Vanessa Rodrigues  de Almeira, 12 anos

"Minha música preferida é Trenzinho Caipira, que eu não conhecia antes de começar as aulas no projeto. As aulas do projeto trouxeram cultura e ajudaram a gente a aprender e ter mais atenção no colégio, a escutar mais".

Luiza Guarinti, 10 anos

"Eu gosto muito da música Asa Branca. E gosto das aulas do projeto que me ajudam a prestar mais atenção nos estudos também".

Para conhecer mais sobre os projetos culturais da Fundação Antonio Meneghetti, acesse: www.fundacaoantoniomeneghetti.org.br. Conheça também os projetos da Antonio Meneghetti Faculdade que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: www.odm.faculdadeam.edu.br

 
VEJA MAIS FOTOS
 
 
 
  AMF oferece opções de bolsas e financiamentos para estudantes  

31/10/2013 - AMF oferece opções de bolsas e financiamentos para estudantes

O sonho de cursar o ensino superior está mais perto daqueles que optam pela Antonio Meneghetti Faculdade (AMF): mesmo oferecendo uma das mensalidades mais econômicas da região, a AMF disponibiliza a partir desse vestibular de Verão 2014 novas formas de bolsas e financiamentos para os candidatos. São opções disponíveis para todas as graduações da AMF: Direito, Administração e Sistemas da Informação.

As Bolsas Identidade Jovem são 100 e serão oferecidas para novos alunos e veteranos. O programa de bolsas tem o objetivo de auxiliar alunos matriculados em 5 disciplinas, patrocinando 3 delas. Como contrapartida, o estudante compromete-se a tirar boas notas.

Também estão disponíveis dois programas do Ministério da Educação de auxílio aos estudantes. O Financiamento Estudantil (FIES) permite financiar até 100% do curso presencial com taxa de juros de 3,4% ao ano e um período de pagamento até três vezes superior ao período do curso a ser financiado. Há, ainda, um período de carência de um ano e meio, o que possibilita o início do pagamento apenas depois do término do curso de graduação.

Outra opção disponível é o Programa Universidade para Todos (ProUni) que oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas (50% e 100%), de acordo com a renda familiar. Na AMF, atualmente, as bolsas disponíveis contemplam o valor integral.

O Vestibular da AMF está com inscrições abertas até o dia 13 de dezembro. Provas agendadas e com várias opções de datas disponíveis. Mais informações, acesse: www.faculdadeam.edu.br

Para saber mais sobre o ProUni ou o FIES, você pode acessar:

ProUni http://prouniportal.mec.gov.br/

FIES http://sisfiesportal.mec.gov.br/

 
 
 
  AMF promove gincana e premia os estudantes da região  

17/10/2013 - AMF promove gincana e premia os estudantes da região

No dia 17 de outubro, a Antonio Meneghetti Faculdade (AMF) promoveu um momento de aprendizagem e descontração com o evento “Um dia na AMF” para os alunos do ensino médio da região. Estiveram presentes as seguintes escolas: E.E.E.B. Rui Barbosa, de Pinhal Grande; E.E.E.M. Maria Ilha Baisch, de Dona Francisca; E.E.E.B. João XXXIII, de São João do Polêsine; E.E.E.M. Presidente Afonso Pena, de Paraíso do Sul; E.E.E.B. Prof. Willy Roos, de Agudo; E.E.E.M. João Isidoro Lorentz, de Formigueiro; E.E.E.M. Érico Veríssimo, de Restinga Sêca e a E.E.E.B. Dom Antonio Reis, de Faxinal do Soturno.

A programação do dia, além do espírito de competição e animação que são marcantes em uma gincana, contou com momentos que permitiram aos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da região conhecerem melhor essa instituição de ensino superior da Quarta Colônia que, mesmo sendo jovem, é uma das poucas da região a contar com conceito 5 do ENADE para seu curso de Administração.

A iniciativa da gincana foi apresentado pela AMF aos diretores das escolas da região com o nome de "Um dia na AMF" e teve o objetivo de retribuir a parceria sempre existente entre a AMF e as escolas da rede pública dos municípios vizinhos. Nessa segunda edição da gincana, a ideia foi oferecer uma vivência lúdica aos jovens estudantes do terceiro ano, incentivando o gosto pelo conhecimento, a criatividade, a agilidade e a capacidade de trabalho em equipe dos participantes.

Um dia de programação animada - A comissão organizadora formada pela AMF para o evento/gincana contou com a participação de professores, colaboradores e estudantes da instituição. Eles recepcionaram os alunos das escolas e orientaram sobre o início das provas. Pela manhã, os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre a AMF e sobre os cursos de graduação por ela oferecidos, além de um passeio pelo campus Recanto Maestro.

A tarde, deu-se início as provas da gincana elaboradas pela equipe AMF. Os líderes das equipes participaram do sorteio para saber em qual etapa cada equipe começaria. Ao som da corneta, as equipes iniciaram as provas. Depois de um período de animadas provas,  ao final da tarde, os avaliadores reuniram-se para somar as notas das atividades desenvolvidas pelos alunos e em seguida, foi anunciado o resultado: a escola campeã como melhor torcida foi a E.E.E.B. Dom Antonio Reis, de Faxinal do Soturno, recebendo 36 latas de refrigerantes; em terceiro lugar, recebendo um troféu e R$ 300,00, ficou a E.E.E.B. Rui Barbosa, de Pinhal Grande; em segundo lugar foi para a E.E.E.B. João XXIII, de São João do Polêsine, que ganhou um troféu mais R$ 500,00; o esperado primeiro prêmio foi para a E.E.E.B. Dom Antonio Reis, de Faxinal do Soturno, em que os alunos receberam o troféu e o valor de R$ 1000,00.

Vestibular com inscrições abertas - Estudantes que já cursaram o Ensino Médio ou que estão no terceiro ano do Ensino Médio e desejam entrar na Antonio Meneghetti Faculdade podem ser inscreve no Vestibular de Verão 2014 que já está com inscrições abertas para os cursos de Administração, Direito e Sistemas da Informação. Mais informações, pelo fone (55) 32891139 ou www.faculdadeam.edu.br

 

 
VEJA MAIS FOTOS
 
 
 
  Antonio Meneghetti Faculdade premiada pelo Prêmio Top Cidadania.  

02/10/2013 - Antonio Meneghetti Faculdade premiada pelo Prêmio Top Cidadania.

A Antonio Meneghetti Faculdade (AMF) receberá, no dia 10 de outubro, em Porto Alegre, o Prêmio Top Cidadania conferido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, seção Rio Grande do Sul (ABRH/RS). O prêmio será recebido pelo case "Projeto Flauta: inserção social e cultural através da música”. O objetivo do Projeto Flauta é realizar aulas de flauta doce para alunos da educação básica do município de São João do Polêsine/RS, visando promover o desenvolvimento das habilidades infantis através da educação musical, bem como incrementar, com estas atividades, a formação e a qualidade de vida dos alunos.

Foram mais de 111 cases inscritos e 57 vencedores.

O prêmio Top Cidadania, criado em 2001, reconhece as ações sociais realizadas pelas organizações na comunidade gaúcha, contribuindo para o incentivo dos investimentos sociais nas empresas do Estado. Anualmente, a ABRH/RS oferece dois prêmios: TOP Ser Humano e TOP Cidadania. A AMF e os demais ganhadores do prêmio TOP Cidadania são premiados pelas atividades inseridas em projetos ou programas sociais com finalidade de assegurar condições de efetivação da cidadania. Os cinco critérios do comitê de avaliação que levaram a Antonio Meneghetti Faculdade ao Prêmio foram: apresentação do case; aplicabilidade das teorias que embasam o trabalho, articulação com outras organizações e com metas de desenvolvimento sustentável; inovação por meio de novas e significativas formas de atendimento; resultados, impacto social e potencial de multiplicação da prática.

 
 
 
  Recanto Maestro convida para o evento  

10/09/2013 - Recanto Maestro convida para o evento "A vida no cinema"

A série de palestras La vie au Cinéma (A vida no cinema) terá mais uma edição neste sábado, dia 14/09, às 16h, na Antonio Meneghetti Faculdade. A ideia das palestras desta série é discutir temas como liderança, trabalho em equipe e relações humanas  a partir da história narrada e exposta no filme. O evento inclui a exibição do filme e a análise feita, por meio de um bate papo com o público, liderado  pela consultoria de empresas especializada neste tipo de análise, Profa. Dra. Ana Petry.

O filme escolhido dessa edição será "No Limite", de 1997. Nele, Charles Morse (Anthony Hopkins) é um bilionário intelectual que acompanha Mickey Morse (Elle MacPherson), sua esposa que é uma top model, em uma sessão de fotos no Alasca. A sessão de fotos será comandada por Robert Green (Alec Baldwin), um famoso fotógrafo de moda que decide encontrar um determinado índio para ser fotografado. Ele viaja de avião com Charles para uma localidade distante, mas o avião sofre um acidente e cai em um lago. Na floresta eles deparam com um urso que está disposto a devorá-los e tentam sobreviver, enfrentando fome, frio, situações apavorantes e um crescente conflito emocional. Apesar de serem bem diferentes, eles se vêem obrigados a ajudar um ao outro, mas Charles suspeita que Robert está tendo um caso com Mickey e pode aproveitar a situação para eliminá-lo.

O evento será conduzido pela Profa. Dra. Ana Petry: consultora de empresas, Diretora da Profilo d’Azione, atua em projetos de desenvolvimento empresarial e de líderes nos três estados do Sul e, principalmente, em São Paulo. Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista em Psicologia com ênfase em Ontopsicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo. Participante de congressos nacionais e internacionais como apresentadora de temas livres; coordenadora de cursos e seminários na área empresarial e da psicologia voltada ao desenvolvimento da liderança. Docente da FOIL e da Antonio Meneghetti Faculdade para os cursos de MBA. Participante da comissão cientifica da ABO e colaboradora da Ontopsicologia Editora Universitária e da Performance Líder.   

Mais informações, pelo telefone (55) 3289-1140 ou pelo email info@recantomaestro.com.br

 
VEJA MAIS FOTOS
 
 
 
  Diretor Artístico da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro palestra na AMF neste sábado. O evento é aberto à comunidade.  

27/08/2013 - Diretor Artístico da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro palestra na AMF neste sábado. O evento é aberto à comunidade.

A Antonio Meneghetti Faculdade (AMF) e a Associação OntoArte convidam a comunidade para, neste sábado (dia 31), participar da palestra "A Música como Ordem de Vida" com o renomado maestro Antonio Borges-Cunha. A palestra será das 17h30 às 19h, no auditório da AMF, no Recanto Maestro.

Borges-Cunha falará sobre a importância de vivenciar a música e a arte. O tema central da palestra traz a relação entre música e ordem de vida e deverá enfocar a ideia de que a arte clássica pode auxiliar o ser humano no desenvolvimento do auto-conhecimento, imaginação, intuição, criatividade e na ampliação da capacidade para encontrar caminhos para realizações profissionais, pessoais e intelectuais.

Compositor e regente, Antônio Carlos Borges-Cunhaé professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), regente titular da Orquestra Sesi/Fundarte e diretor artístico da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro. Suas composições têm despertado o interesse de intérpretes e do público, pelo conteúdo expressivo e força dramática, resultantes de sonoridades que integram linguagens e culturas musicais  aparentemente antagônicas. Como regente,contribui para a atualização permanente do repertório, com a renovação do interesse do público. A superação das fronteiras entre a música de concerto e a música popular tem sido característica do regente, que acredita que a canção popular é central na cultura brasileira e, por isso, deve ser incorporada no repertório orquestral. Borges-Cunha é Doutor em Música pela Universidade da Califórnia, San Diego. No New England Conservatory (Boston) aprendeu composição com Robert Cogan e regência orquestral com Pascal Verot. No Brasil, seus principais professores foram: H. J. Koellreutter, Armando Albuquerque, Arlindo Teixeira e Milton Masciadri. Sua titulação de Mestre em Música, da New England Conservatory, conta com dois títulos honoríficos: Academic Honors e Distinction in Performance.

O ingresso para o evento custa R$ 50,00. Para estudantes universitários, será R$ 25,00. Está disponível o ingresso por preço promocional para grupos de pelo menos 5 pessoas que confirmem com antecedência. Mais informações e confirmações, pelo email amf@faculdadeam.edu.br ou pelo telefone (55) 3289-1139.

 
VEJA MAIS FOTOS
 
 
 
  Recanto Maestro recebe o Guri de Uruguaiana  

14/08/2013 - Recanto Maestro recebe o Guri de Uruguaiana

No dia 29 de julho, os acadêmicos da Antonio Meneghetti Faculdade, cujo campus é o Recanto Maestro, iniciaram as atividades do segundo semestre letivo. Durante a aula inaugural,  os alunos foram recebidos com uma breve apresentação institucional realizada no auditório da AMF pela equipe acadêmica, coordenadores e professores dos cursos de Administração, Sistemas de Informação e Direito. Além dessa recepção calorosa, foi preparada uma surpresa com um pocket show do humorista vindo diretamente da Fronteira: o Guri de Uruguaiana junto com seu companheiro de palco, Licurgo.

Ele que se define "alegre, dançador e guitarreiro ", cantou músicas gaúchas consagradas, trocando as letras dessas sempre pelos versos do Canto Alegretense. A brincadeira com essa famosa canção é uma de suas marcas registradas.

Entre os ritmos utilizados, estiveram Ragatanga, Garota de Ipanema e até uma música do clássico Elvis Presley. Outros hits do artista apresentados  foram o " Ganguri Style " e "Guri Teló". Ao final, o artista recebeu fortes aplausos e tirou fotografias com os estudantes.

Confira as fotos desse momento!

 
VEJA MAIS FOTOS
 
 
 
  Empresários comemoram conquista do APL TIC  

07/08/2013 - Empresários comemoram conquista do APL TIC

No dia 25 de julho, o mini auditório da Antonio Meneghetti Faculdade, contou um encontro muito especial com o objetivo de agradecer a todas as pessoas que se dedicaram ativamente e não mediram esforços para a conquista da aprovação junto ao governo do estado, do Arranjo Produtivo Local em Tecnologia da Informação e Comunicação (APL TIC), que engloba 35 municípios do Centro do Estado do RS.

Um APL é representado pelo valor de união de empresas de uma mesma especialização produtiva atuante em um determinado espaço geográfico.

Empresas estas, que através de suas lideranças e colaboradores, mantém vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si, contando com o apoio de instituições locais como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa, afim de gerar melhorias sócio-econômicas e inovações para a sociedade.

O objetivo principal, além de reforçar esta cadeia produtiva, é sobretudo auxiliar a construir uma nova realidade sócio-econômica de nossa região e reter os jovens talentos para que empreendam aqui, gerando uma nova vocação econômica.

O Recanto Maestro, a AMF e a Incubadora Recanto foram apoiadores para a conquista do Arranjo Produtivo Local em Tecnologia de Informação e Comunicação (APL TIC).

 Nesta ocasião, também foi realizado o lançamento do programa de qualificação dos professores para ensino interdisciplinar de ciências da região da Quarta Colônia e Santa Maria, que será o projeto piloto para expansão em 2014.

São patrocinadores deste programa a Fundação Antonio Meneghetti, a Antonio Meneghetti Faculdade e Grupo Meta.

 
VEJA MAIS FOTOS
 
 
 
  Nova turma do Projeto Jovem & Tecnologia inicia atividades no Recanto Maestro  

12/07/2013 - Nova turma do Projeto Jovem & Tecnologia inicia atividades no Recanto Maestro

O Jovem & Tecnologia está na sua 5ª edição e traz o curso gratuito de Robótica aos estudantes de Ensino Médio da Quarta Colônia de Imigração Italiana do RS. É um projeto da Fundação Antonio Meneghetti, Grupo Meta e Antonio Meneghetti Faculdade, que visa gerar o desenvolvimento dos jovens dos municípios da Quarta Colônia, Paraíso do Sul e Formigueiro, a fim de despertar seu interesse para estudar e trabalhar na área de Tecnologia da Informação - a qual é hoje um mercado que cresce  e tem carência de mão de obra especializada.

A seleção dos participantes foi realizada por meio de um processo que envolveu mais de 400 candidatos. Após as visitas a todas as escolas estaduais de Ensino Médio da Região da Quarta Colônia, Paraíso do Sul e Formigueiro, apresentando o Projeto e inscrevendo os alunos interessados, foi realizado um teste de raciocínio lógico e a solicitação das notas dos alunos nas disciplinas de Matemática, Física e Português referente ao ano anterior.

Das 410 inscrições, foram pré-selecionados 62 alunos que participaram de dinâmicas de grupo e de uma entrevista individual. Desses, 20 alunos foram selecionados para fazerem o curso de Robótica, que inclui ainda aulas Empreendedorismo e Inglês. As aulas são realizadas em uma sala de aula especialmente montada no prédio da unidade do Grupo Meta localizada no Recanto Maestro.

 
VEJA MAIS FOTOS
 
 
 
  Incubadora Recanto inaugura oficialmente  

04/07/2013 - Incubadora Recanto inaugura oficialmente

A Incubadora Recanto, parceira da Antonio Meneghetti Faculdade, no campus Recanto Maestro (localizado entre os municípios de São João do Polêsine e Restinga Sêca/RS), teve seu lançamento oficial na quinta-feira, dia 27 de junho. O evento fez parte da V Semana Acadêmica Interdisciplinar da Antonio Meneghetti Faculdade (AMF), que aconteceu de 24 a 27 de junho, com a presença de empresários e empreendedores de peso do Estado que estiveram palestrando aos estudantes e à comunidade em geral.

O lançamento oficial da Incubadora Recanto comemorou o funcionamento que já se dá a seis meses dessa incubadora, contando hoje com 12 empresas incubadas e com o foco definido em inovação tecnológica.

No mesmo dia do lançamento oficial da Incubadora Recanto, os acadêmicos da AMF puderam contar com a palestra do Presidente do Grupo Processor, César Leite, e uma mesa redonda com o tema "Incubadora e Empresas de Sucesso”, em que participaram: Artur Lorentz, da Lorentz Consultoria e ex-Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia; Giovani Geremia, da INSTOR; Santos Viana, da CentroSoftware;  Marcelo Coutinho, da Pixware e Daniel João, da RSWA – todas empresas de base tecnológica.

A AMF oferece os cursos de graduação em Administração, Sistemas da Informação e Direito. Hoje, entre as empresas de seu centro empresarial, conta já com uma unidade do Grupo Meta

 
VEJA MAIS FOTOS
 
 
 
  Homenagem ao Acad. Prof. Antonio Meneghetti e inauguração da Galeria de Ontoarte  

04/07/2013 - Homenagem ao Acad. Prof. Antonio Meneghetti e inauguração da Galeria de Ontoarte

No dia 29 de junho, o auditório da Antonio Meneghetti Faculdade lotou para a homenagem feita ao fundador do Recanto Maestro, Acad. Prof. Antonio Meneghetti.

Entre os momentos marcantes da noite, Roberto Cervo, diretor do Hospital de Caridade São Roque de Faxinal do Soturno, entregou uma placa de agradecimento às administradoras do Recanto Maestro: Soraia Schutel e Any Rothmann.

Roberto Argenta, presidente da Fundação Antonio Meneghetti e da Calçados Beira-Rio e Soraia Schutel, coordenadora acadêmica da AMF e vice-presidente da Fundação Antonio Meneghetti, falaram aos presentes. Ressaltaram os projetos futuros do Recanto Maestro.

A cerimônia de homenagem fechou com chave de ouro com a apresentação da Orquestra de violões da Fundação Antonio Meneghetti e a interpretação de composições do Maestro Antonio Meneghetti por músicos que fazem parte da Camerata Ontoarte Recanto Maestro.

Após a cerimônia no auditório da AMF, o público presente foi convidado a participar da inauguração da Galeria La Ontoarte del Maestro Antonio Meneghetti. A Galeria tem um espaço de 800 metros quadrados e conta com: pinturas, cristais e esculturas de Antonio Meneghetti, que supervisionou pessoalmente a organização desse espaço.

Confira imagens dessa noite inesquecível!

 
VEJA MAIS FOTOS
 
 
 
  Semana Acadêmica reúne palestrantes de peso no Recanto Maestro  

22/06/2013 - Semana Acadêmica reúne palestrantes de peso no Recanto Maestro

A Semana Acadêmica dos cursos de Administração e Sistemas da Informação da AMF está com uma animada programação nesta semana. 

Confira a programação clicando nas fotos abaixo e venha prestigiar o evento!

 
VEJA MAIS FOTOS
 
 
 
  AMF, Recanto Maestro e parceiros apresentam o Movimento Sustentação na Mostra Casa & Cia Centro.  

18/06/2013 - AMF, Recanto Maestro e parceiros apresentam o Movimento Sustentação na Mostra Casa & Cia Centro.

A Mostra Casa & Cia Centro, realizada na cidade de Santa Maria, retoma o evento da tradicional mostra de decoração do Estado, e trouxe uma novidade este ano: o tema “Sustentabilidade” como diretriz dos trabalhos expostos. Foi criado o Movimento Sustentação com o apoio de Recanto Maestro e da AMF por ocasião da Mostra e visando fomentar um novo olhar sobre à sustentabilidade, indo além dos pilares econômico-social-ambiental e incentivando a cooperação.

Como parte da programação do espaço do Movimento Sustentação na Mostra Casa & Cia, foi realizado no dia 28 de maio, um debate entre empresários da região sobre o tema "Sustentabilidade em TI". O mediador foi o Coordenador da Incubadora Recanto, Fabio Nascimento, que recebeu como convidados Santos Viana (CentroSoftware), Daniel João (RSWA) e Cezar Augusto Gehm Filho (ODIG).

Já no dia 05 de junho, foi realizado mais um debate: “Mostra de Projetos Sustentáveis”, onde estudantes da AMF apresentaram uma pesquisa acadêmica desenvolvida no âmbito dos BRICS e o desenvolvimento sustentável da economia.

A palestra realizada no dia 07 de junho teve como tema: “Gestão Tradicional e Gestão Sustentável”, com os empreendedores parceiros da AMF, Almir Foletto; Nadia Souza e Maria Lúcia Carrara, em que puderam relatar seus cases e suas diferentes formas de ser sustentável.

No dia 08 de junho, para finalizar o evento da Mostra Casa & Cia, os alunos do Projeto Flauta e Amigos do Violão fizeram uma bela apresentação.

Confira as fotos!

 

 

 
VEJA MAIS FOTOS
 
 
 
  Nota de Falecimento  

20/05/2013 - Nota de Falecimento

NOTA DE FALECIMENTO

Hoje, 20 de maio de 2013, às 10h da manhã, em Faxinal do Soturno-RS, por falência de múltiplos órgãos, falece o Acadêmico Professor Antonio Meneghetti. O corpo será cremado em cerimônia privada em São Paulo.

A humanidade acaba de perder um grande homem, um homem que amou verdadeiramente e dedicou incondicionalmente a sua vida à compreensão e desenvolvimento integral do ser humano: Antonio Meneghetti.

Momentos como este nos fazem pensar e refletir sobre quantas coisas belas um homem é capaz de produzir em uma breve existência. E que, no final desta trajetória, o que fica são os resultados de nossas obras. No Brasil, um projeto que iniciou em 1988 e hoje é realidade concreta e crescente no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro, um projeto que trouxe, traz e trará benefícios para tantas e tantas pessoas.

A perpetuidade do seu pensamento, da sua produção científica e artística e dos seus empreendimentos será garantida pela Fundação Antonio Meneghetti e pela Faculdade Antonio Meneghetti que ele próprio projetou e constituiu em vida. E a continuidade de todos os projetos, bem como a criação e desenvolvimento de novos, se inspirarão em tudo aquilo que ele construiu, seguindo suas diretivas, formalizadas em mais de 50 obras literárias e inúmeras obras audiovisuais. Além de um obra científica e artística extensa e completa, Antonio Meneghetti também deixou meios, criou estruturas e formou pessoas que garantirão a sustentabilidade e o crescimento contínuo do projeto.  

Antonio Meneghetti conclui sua vida em 2013, mas deixa como legado seu imenso projeto que restituiu ao homem a própria humanidade. 

Informações sobre a biografia completa estão disponíveis no site www.antoniomeneghetti.org.br. 

 

Recanto Maestro, 20 de maio de 2013.

 

Fundação Antonio Meneghetti

 

 
 
 
  Associação OntoArte promove curso sobre estética e história da arte  

10/04/1025 - Associação OntoArte promove curso sobre estética e história da arte

A Associação OntoArte realizou, nos dias 03 a 05 de abril, o primeiro módulo do curso “O Bello na Arte e OntoArte”, no Recanto Maestro. Mais de vinte participantes de diferentes estados compareceram em pleno final de semana para desfrutar de lições sobre temas como estética, o conceito de beleza ao longo dos séculos, história da arte e como apreciar uma obra de arte. As aulas contaram com a participação do Prof. Dr. Eduardo Afonso, especializado em História e docente com ampla atuação em diferentes instituições de ensino do Brasil e exterior, e da Prof.a. Msc. Carolina Miranda, especializada em Educação e Arte.

 

Além das aulas, o curso contou com a realização de uma programação paralela de concertos e de alta gastronomia. Foram desfrutados também momentos em meio a ampla natureza do Recanto Maestro, além de uma visita à Galeria “La OntoArte Dell’Maestro Antonio Meneghetti”, localizada no Recanto Maestro. Ao final, os estudantes tiveram a oportunidade de assistir a uma conferência gravada em vídeo com o Acad. Prof. Antonio Meneghetti (1936 – 2013) falando sobre Arte e a OntoArte – esse último sendo um movimento artístico por ele iniciado.

 

O curso continuará agora com um módulo em São Paulo, nos dias 1 a 3 de maio, que já está com inscrições abertas pelo e-mail eventos@ontoarte.org.br ou pelo fone (55) 9635-3752. A última parte do curso será realizada em um módulo internacional de viagem à Rússia com diversas visitas a grandes pontos da história da arte desse país. Interessados em participar podem cursar um módulo individual ou optar por mais de um módulo. 

 
VEJA MAIS FOTOS
 
 
 
  Orquestra Jovem Recanto Maestro recebe novos estudantes  

00/00/0000 - Orquestra Jovem Recanto Maestro recebe novos estudantes

Após três meses de funcionamento com cerca de 50 estudantes e a realização de duas apresentações  com muito sucesso, a Orquestra Jovem Recanto Maestro organizou, nas últimas duas semanas, um processo seletivo para novos estudantes. Foram visitadas todas as escolas da rede pública de ensino de São João do Polêsine para convidar os alunos a participarem do projeto. O projeto Orquestra Jovem Recanto Maestro ensina viola, violino, violoncelo e contrabaixo aos participantes e é promovido pela Fundação Antonio Meneghetti, com o apoio da Prefeitura Municipal de São João do Polêsine, Associação OntoArte e Antonio Meneghetti Faculdade.

As reuniões de apresentação do projeto para os alunos e para os pais contou performances musicais ao vivo dos professores da Orquestra Jovem Recanto Maestro. Alem disso, foi exibido o vídeo realizado durante as duas semanas da Residência de Verão (de 23 de janeiro a 8 de fevereiro), período esse em que os alunos hospedaram-se no Recanto Maestro para terem aulas intensivas de música e estarem aptos a realizarem um grande concerto aberto à comunidade no dia 8 de fevereiro, celebrando o aniversário do distrito Recanto Maestro. Além de participar das reuniões, os estudantes que interessaram-se em integrar a Orquestra Jovem passaram por uma entrevista individual com o coordenador do projeto, Prof. Michael Penna.

Neste novo processo seletivo – o qual era esperado com ansiedade por jovens que já ouviam falar sobre o trabalho da Orquetra Jovem – foram admitidos 32 estudantes com idade de 7 a 18 anos. A partir desta segunda-feira (30/3), eles iniciaram aulas três vezes por semana  na sede do projeto, que é todo gratuito para os participantes.

 A Orquestra Jovem Recanto Maestro é o fruto da tradição mantida, desde 2008, pela Fundação Antonio Meneghetti,  com o apoio da Prefeitura Municipal de São João do Polêsine, Associação OntoArte, AMF e Impare de desenvolver projetos de educação musical. A primeira iniciativa criada foi o Projeto Flauta, seguido do Projeto Amigos do Violão e da Orquestra Juvenil Recanto Maestro. Esses deram origem ao que é hoje a Orquestra Jovem Recanto Maestro que traz como novidade os instrumentos escolhidos, o repertório clássico elaborado especialmente para o aprendizado de jovens e o volume mais intenso de aulas.

Mais informações, no site: www.fundacaoantoniomeneghetti.org.br ou pelo fone (55) 9999-1760.

 
VEJA MAIS FOTOS
 
 
 
 

Antonio Meneghetti | Associação Brasileira de Ontopsicologia | Fundação Antonio Meneghetti | FOIL | Associação OntoArte
Antonio Meneghetti Faculdade | Portal MBA | Portal EAD | Performance Líder | Hotel Capo Zorial | Ontopsicologica Editrice
Projeto OIKOS | Filme Recanto Maestro | Identidade Jovem

Rua Recanto Maestro, nº 249, Distrito Recanto Maestro | São João do Polêsine - RS | CEP 97230-000
info@recantomaestro.com.br | Fone: +55 55 3289.1108 | Fax: + 55 55 3289.1137
Recanto Maestro - Todos os Direitos Reservados | Design Miranda | HJWEB