Notícias

Obras do artista Antonio Meneghetti são restauradas

  • 12 Abril 2016

Desde março, 30 quadros pintados pelo Acad. Prof. Antonio Meneghetti estão sendo restaurados. A iniciativa é da Fundação Antonio Meneghetti e da Galeria La OntoArte Del Maestro Antonio Meneghetti, sendo o trabalho de restauração assinado pela empresa de restauração MRizzo Restaurações.

A equipe coordenada por Márcia Rizzo é responsável por restaurações de grandes projetos nacionais como a do Mosteiro São Bento, em São Paulo. Doutorando na área, Márcia comenta sobre o trabalho que está realizando no Recanto Maestro: “a importância é a preservação da memória e do legado do Acad. Prof. Antonio Meneghetti e da própria OntoArte. A restauração de obras de arte nos permite relembrar o passado, podendo compreender melhor o presente e até intuir sobre o futuro. Essa é a mais importante função da restauração dos patrimônios culturais”, destaca.

A restauração de obras antigas difere da restauração de obras de arte contemporâneas, como é o caso das obras do Acad. Prof. Antonio Meneghetti. No período do Renascimento, por exemplo, existiam manuais de produção artística, então os artistas utilizavam materiais semelhantes, sendo mais simples de se compreender como aquele material se comporta e como ele reage aos processos físico-químicos. Márcia explica que esta previsibilidade não ocorre nas obras contemporâneas: “nas obras de arte contemporânea, existe mais liberdade para os pintores, podendo ser utilizados diversos materiais, para ter aquele efeito que ele quer naquela hora, e ele simplesmente faz, mas isso resulta em alguns problemas. Para nós, restauradores, isso se torna um grande desafio”, diz.

No caso específico das obras do Acad. Prof. Antonio Meneghetti, entre os principais problemas encontrados nas telas foi o desgaste ocasionado pela umidade elevada da região, além do desgaste causado por fungos. Depois de restauradas, as obras retornarão aos seus respectivos locais, no Recanto Maestro e em algumas residências, em coleções. A maioria destas obras volta para a Galeria La OntoArte Del Maestro Antonio Meneghetti, situada no Recanto Maestro. A Galeria é aberta à visitação para a comunidade, funcionando aos sábados e domingos, a partir das 14h.