Notícias

Camerata OntoArte Recanto Maestro realiza turnê pelo Brasil

Espetáculo em São Paulo será no dia 25 de agosto, no Teatro CETIP

  • 08 Agosto 2016

Mais uma vez a Camerata Ontoarte Recanto Maestro percorreu algumas das principais cidades brasileiras ao lado da soprano coloratura Carla Maffiolletti. A primeira edição da tournée lotou os teatros e foi aclamadíssima pelo público brasileiro. Em 2015 o grupo viajou para a Russia, onde apresentou o repertório em dois concertos memoráveis, sendo um deles no icônico Museu Hermitage, em São Petersburgo.

A edição de 2016 iniciou no Theatro São Pedro, em Porto Alegre e ainda percorreu São Paulo, Curitiba e Florianópolis antes da apresentação de encerramento, que ocorreu no Recanto Maestro, distrito São João do Polêsine - RS, localizado a 40 km de Santa Maria. No Recanto Maestro está sediada a produtora e gravadora Bell’Anima, onde será gravado o segundo CD desta formação, a ser distribuído ainda este ano pela Tratore com o Selo que leva o nome da produtora e cujo diretor artístico é o sócio fundador da Bell’Anima, Claudio Carrara.

O repertório preparado para esta edição foi quase totalmente inédito e composto especialmente para o grupo por Vagner Cunha, sobre poemas de Antonio Meneghetti.

O tournée ainda promoveu a série “Concertos Didáticos Camerata OntoArte Recanto Maestro”, com realização do Ministério da Cultura e financiamento através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A direção geral do projeto é de Claudio Carrara e dá segmento à parceria entre a Associação OntoArte e a Bell’Anima Produções Artísticas. A programação previu um espetáculo adicional por cidade a ser apresentado para escolas locais inscritas previamente. Em Porto Alegre, aconteceu após a estreia, no dia 24 de agosto no Theatro São Pedro.

A Camerata Ontoarte é formada por Vagner Cunha, que também assinou a direção musical, Michael Penna, João Campos Neto, Bianca do Prado, Luciano Dal Molim, André Carrara e Artur Elias Carneiro. O grupo tem se apresentado frequentemente no Brasil e no exterior com uma proposta inovadora de repertório de câmara, além de fusões artísticas com a música popular brasileira de alta qualidade, como ocorreu em Junho deste ano, quando a Camerata gravou juntamente com Guinga, um disco comemorativo aos 50 anos de carreira deste compositor.

Contato para imprensa: carolinezatt@gmail.com
Contato para informações do espetáculo: eventos@ontoarte.org.br