Conheça

Conheça o Recanto Maestro

O Recanto Maestro nasceu com o intuito de ser um local pautado em desenvolvimento e formação. Os resultados do Recanto Maestro são prova do dinamismo e empreendedorismo dos muitos brasileiros que fazem parte deste projeto.

Hoje Recanto Maestro é um distrito localizado nos municípios de São João do Polêsine e Restinga Seca (RS); um exemplo de colaboração entre as iniciativas privada e pública, de como a ciência, tecnologia e empreendedorismo podem contribuir com a região circunstante enquanto desenvolvimento econômico, ambiental, educacional, cultural e sobretudo, humano. É o primeiro distrito brasileiro com gestão privada em parceria com órgãos públicos. Seu diferencial constitui-se ainda em formação de jovens profissionais que escolhem este local para aperfeiçoar sua capacidade profissional e formação pessoal, tornando-se, cada um em seu campo de atuação, líderes para o crescimento social.   

Um novo modelo de qualidade, pois apresenta ao mundo globalizado uma atitude em contínua busca de um alto nível qualitativo em todas as atividades que realiza. Recanto Maestro oferece alternativas práticas para solucionar os problemas contemporâneos relacionados à educação, à formação de profissionais com competência competitiva, ao incentivo à produção agrícola e de pequenas e médias empresas locais. Oferecendo um modelo para a qualidade de vida integral do ser humano.

O Recanto Maestro é uma local em que a gestão sustentável é exercida em todas suas dimensões: administrativa, ecobiológica,  educacional e de formação,  empresarial, política. Uma gestão que é possível por meio da aplicação prática da metodologia ontopsicológica. Um modelo de gestão que hoje está sendo replicado em diversas outras nações, que se inspiram neste exemplo de integração entre poder público e privado. Tal modelo pode ser melhor compreendido por meio do gráfico que expomos nesta figura (ao lado), elaborado pelos próprios jovens que participam da gestão do Recanto Maestro conhecendo de perto a formação nele oferecida e que foi apresentado no evento “The new BRIC’s youth generation and their future social responsability in globalised world”, promovido pela Associação Internacional de Ontopsicologia, na sede da Organização das Nações Unidas, em Genebra, em 2011.

O nome Recanto Maestro vem da idéia de um local que é capaz de ensinar um estilo de vida ao homem. Um recanto do Brasil que é maestro, ou seja, que ensina. Um local que nasceu para a educação.

 

Um pouco de história

O Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro (CIACH Recanto Maestro) foi criado, em 9 de fevereiro de 1988, a partir de uma área considerada pouco produtiva pelos habitantes da região. 

A fundação deste local se deve ao trabalho da Associação Brasileira de Ontopsicologia (ABO) em parceria com a Associação Internacional de Ontopsicologia (AIO), uma organização não governamental com caráter consultivo junto ao Conselho Econômico e Social (ECOSOC) da Organização das  Nações Unidas (ONU). No Brasil, a AIO atuou, desde a década de 1980, por meio de seu presidente, o Acadêmico Professor Antonio Meneghetti, e hoje também mantém no país representantes brasileiros. O Recanto Maestro foi criado como um empreendimento de iniciativa internacional, mas hoje é gerenciado e pertence à iniciativa brasileira: no Brasil e para o Brasil.  

Baseada na transposição e aplicação dos fundamentos teóricos da Ontopsicologia, uma das atividades da AIO é revigorar áreas em diferentes países do mundo com o objetivo de implantar projetos educacionais e autossustentáveis, apresentando uma proposta distinta para a formação humana nos âmbitos intelectual, ambiental e social. São áreas inicialmente abandonadas em que se ativam pólos de desenvolvimento.

Um dos maiores exemplos desta atividade da AIO é o Recanto Maestro. Outros centros ecobiológicos são encontrados em países como: Rússia, Letônia, Ucrânia e Itália

Na foto, a primeira conferência realizada pelo Acadêmico Professor Antonio Meneghetti no Brasil.

Um parceiro dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Em 2007, durante um evento anual realizado pelo Conselho Econômico e Social da ONU (ECOSOC) denominado Annual Ministerial Review, a Associação Internacional de Ontopsicologia apresentou - no evento paralelo chamado Innovation Fair -, o exemplo do Recanto Maestro.

Dentre os projetos apresentados por 32 ONGs escolhidas para participar da Innovation Fair naquele ano, estiveram presentes duas iniciativas brasileiras: uma apresentada pela Legião da Boa Vontade (LBV) e outra sendo o Recanto Maestro apresentado pela AIO.

O projeto do Recanto Maestro tem entre seus princípios o de contribuir de modo espontâneo e privado para que o Brasil atinja os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas e que 198 países de todo mundo se comprometeram a cumprir até 2015. 

O trabalho desenvolvido no Recanto Maestro está alinhado a preceitos de todos os ODM, tais como, garantir a sustentabilidade ambiental, promover a qualidade de vida e a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, trabalhar pelo desenvolvimento mundial, formular e estabelecer parcerias que permitam o trabalho digno e produtivo aos jovens e tornar acessíveis os benefícios de novas tecnologias. Desta forma, o Recanto acaba sendo um parceiro do Brasil no alcance destes Objetivos. 

Conheça alguns projetos de responsabilidade social que são desenvolvidos no Recanto Maestro e contribuem ainda mais com os ODMs

 

Saiba mais

A história do Recanto Maestro tem sido tema de filmes, publicações e pesquisas acadêmicas. Confira alguns materiais já divulgados sobre o Recanto Maestro.

Filme documentário "De um lugar abandonado à... Recanto Maestro - um Projeto Internacional de Arte e Cultura Humanista"
Documentário média metragem lançado em 2009 pela Associação Brasileira de Ontopsicologia com o apoio do Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Assista ao filme do Recanto Maestro na íntegra.

Parte 1  /  Parte 2 / Parte 3 / Parte 4 / Parte 5 / Parte 6 / Parte 7

Livro "De um local abandonado à... Recanto Maestro - um Projeto Internacional de Arte e Cultura Humanista"
Obra que traz a íntegra  de toda a história relatada no documentário. Foi publicado como parte do mesmo projeto cultural no qual a Associação Brasileira de Ontopsicologia promoveu o lançamento do documentário. Tanto as cópias em DVD do filme quanto os exemplares do livro foram distribuídos gratuitamente para escolas, bibliotecas públicas e entidades de todo país.

Filme documentário e livro "Identidade Jovem - Formação humanista de jovens como garantia de sustentabilidade, identidade e protagonismo civil"

Documentário média metragem lançado em 2010 pela Associação Brasileira de Ontopsicologia com o apoio do Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Relata a crise vivenciada por muitos jovens hoje, em todo o mundo, que não sabem onde ir buscar a própria realização pessoal. Apresenta o exemplo de formação de jovens oferecido no Recanto Maestro como uma proposta de solução a esta crise e incentivo ao empreendedorismo jovem. O livro traz a íntegra das principais entrevistas realizadas para o filme, entre elas, o Diretor Geral Assistente para a área de Educação da UNESCO, sr. Quian Tang e o Senador Cristovam Buarque.

Saiba onde solicitar cópias do livro e do DVD do filme no site:http://www.identidadejovem.com.br/

Projeto Flauta: inserção social e cultural através da música

O Projeto Flauta enfatiza a música como uma atividade essencial para o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, pois considera que os elementos de ritmo, melodia e harmonia integram a pessoa em um mundo sonoro capaz de proporcionar, por meio do fazer musical, seu desenvolvimento global.

Confira o case do Projeto Flauta no arquivo para download.